Campo Largo inicia nesta segunda-feira (31) a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) iniciou, na semana passada, a distribuição das 332 mil doses da vacina contra Influenza (gripe) às 22 Regionais de Saúde. E Campo Largo recebeu, na última sexta-feira(28), as primeiras doses do imunizante que é enviado pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, a Prefeitura de Campo Largo, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica (vinculado à Secretaria Municipal de Saúde), antecipa o início da vacinação por aqui para hoje, dia 31 de março, uma vez que já foram distribuídas as doses do imunizante entre TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O início da campanha de vacinação contra a Influenza em todo o Paraná está marcado para esta terça-feira (1º de abril), e no Brasil a campanha começa no dia 7 de abril. “Nossa intenção é alcançar mais pessoas em menos tempo, e antes do inverno, diminuindo a sobrecarga dos serviços de saúde. Reforço que o objetivo de se vacinar é para minimizar a carga viral, prevenindo eventuais complicações que a gripe pode causar. Também é uma maneira de reduzir sintomas nos grupos prioritários. Convidamos toda a população de Campo Largo a se imunizar para 2025”, afirma Luiza Marochi Almeida, secretária municipal de Saúde.
Como participar – Para se vacinar, no caso das pessoas que fazem parte dos grupos listados abaixo, basta ir à UBS mais próxima de casa, das 8h30 às 16h – as exceções são as salas de vacina das UBS Ferraria, Dante Castagnolli e Vila Glória que funcionam até 21h. Não esqueça seu documento com foto e a caderneta de vacinação.Aproveite a ida para atualizar seu cadastro, especialmente o número do celular. Leve também CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.
Podem se vacinar desde crianças a partir de 6 meses de idade até idosos. Confira todos os públicos prioritários:
* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5anos, 11m e 29 dias)
* Idosos com 60 anos ou mais
* Gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto)
* Povos indígenas e quilombolas
* Pessoas em situação de rua
* Trabalhadores da saúde
* Professores do ensino básico e superior
* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
* Profissionais das Forças Armadas
* Pessoas com deficiência permanente
* Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
* Trabalhadores Portuários
* Trabalhadores dos Correios
* População privada de liberdade e funcionários
* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
Lembrando que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, de qualquer idade, também já podem tomar. São consideradas crônicas doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas ou neurológicas, e ainda diabetes, imunossupressão, obesidade grave (com IMC igual ou superior a 40), transplantados e portadores de trissomias.
Incorporada ao calendário nacional, diferentemente dos anos anteriores, agora pela primeira vez ela ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com tal mudança, a imunização destes grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
Características do imunizante em 2025 – A vacina contra a Influenza oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano é do tipo trivalente e apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria). Cada frasco contém 10 doses (de 0,5 ml) e ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, e com outros medicamentos.
Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo para mais informações das campanhas em vigor. A vacina é uma prevenção que derruba a disseminação de vírus e infecções, e pode salvar vidas!
SERVIÇO:
(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde)
Endereços UBS’s: https://campolargo.atende.net/cidadao/pagina/unidades-basicas-de-saude-enderecos-telefones