Campanha Abril Verde ressalta importância da segurança no trabalho

COM ASSESSORIAS – O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. Para sensibilizar trabalhadores, empresários, instituições e entidades governamentais sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável, foi criada a campanha Abril Verde.
A campanha surgiu após a explosão em uma mina de carvão na Virgínia, nos Estados Unidos em 1969, que matou 78 trabalhadores. Assim, em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Desde sua criação, estudos indicam que houve um aumento na compreensão dos direitos dos trabalhadores, com a adoção de técnicas de segurança no ambiente de trabalho e a supervisão e regulamentação por parte das autoridades competentes.
“Esse é um mês especial para nós, da Vigilância em Saúde do Trabalhador, pois é o mês que fomentamos, ainda mais, a importância da promoção da saúde e segurança no trabalho,” afirmou a Técnica em Segurança do Trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Anna Caroline Barbosa. Segundo ela, “como o trabalho constitui uma parte fundamental da vida humana, é imprescindível que ele promova segurança e dignidade aos trabalhadores. Por isso a necessidade de ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.”
Conscientização – Investir em iniciativas de prevenção de incidentes e enfermidades e ações educativas relacionadas ao trabalho permite assegurar um ambiente laboral mais seguro e saudável.
Para alcançar esse objetivo, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) de Campo Largo, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, atua contribuindo para a redução dos efeitos associados às doenças e acidentes de trabalho. Isso é feito por meio de estudos, planejamento e execução de intervenções, que se mostram cada vez importantes.
Em Campo Largo, as instituições de saúde possuem a obrigação legal de notificar a Visat de todos os acidentes de trabalho e em 2025, apenas no primeiro quadrimestre do ano os números registrados foram expressivos. Ao todo, o município teve 130 casos, sendo duas amputações e cinco registros de óbitos, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Para reforçar a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu três palestras em abril. A primeira foi voltada aos enfermeiros do município e aconteceu em 9 de abril. No dia seguinte, o público-alvo foram os médicos e hoje (24), o auditório da Prefeitura foi palco de uma apresentação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), com o intuito de aumentar o número de notificações em nosso município.
“Acho muito importante essa conexão que a gente tem na Vigilância com os agentes, tanto os de endemias, quanto os comunitários,” declarou a Agente de Endemias em Campo Largo, Roseli Teresinha Oliveira. “O Abril Verde é focado nessa preocupação relacionada ao trabalho e seria interessante a população nos avisar quando acontecem algumas situações, porque às vezes só sabemos pelos meios de comunicação,” disse.
Portanto, o Abril Verde é um momento para a reflexão sobre a necessidade de proteger o ser humano e ressaltar o papel da população na melhoria da segurança no trabalho. Para acionar o Visat ou registrar algum tipo de denúncia, ligue para a ouvidoria do SUS, no número 0800 641 3377, ou abra um processo diretamente na Ouvidoria Municipal.
Em caso de dúvidas, ligue para (41) 3291-5246 / (41) 3291-5004 (WhatsApp) ou envie um e-mail para [email protected].