Grande Curitiba

Limpeza é iniciada em nascente Tumiri

14 de julho de 2021 às 15:42
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quarta-feira (14) iniciou os trabalhos de limpeza e a retirada de troncos e plantas macrófitas da nascente do Tumiri até o Lago no Parque Municipal da Uva.

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente com apoio de equipes da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito Helder Lazarotto e o secretário Municipal do Meio Ambiente, José Vicente de Lima estiveram acompanhando o início dos trabalhos.

De acordo com o prefeito, a ação é muito significativa e fundamental para o município. “Vemos aqui o início da mudança, com esperança que outros locais de nossa cidade possam voltar a ter vida, biodiversidade e nascentes cristalinas, sem poluição e riscos a natureza”.

Para o secretário, a iniciativa é um dos compromissos da gestão em resgatar os cuidados e a consciência ambiental de todos. “A transformação será gradativa, mas estamos caminhando e trabalhando para resgatar as belezas naturais já existentes em nossa cidade e que muitos desconhecem”.

Serviços

Na região da nascente há dejetos e esgoto sendo descartados de maneira inadequada, deste modo a Vigilância em Saúde e Sanitária, distribuirá uma notificação informativa em algumas residências que ainda não possuem ligação direta a coleta de esgoto da Sanepar.

O sistema de coleta já está disponível na localidade e as casas que receberem o informativo, deverão entrar em contato com a Sanepar para mais informações, através do telefone 0800 200 0115.

O prazo para regularização após a notificação é de até 20 dias úteis, tendo em vista a disponibilidade de ligação das residências a coleta de esgoto regular.