Grande Curitiba

Ensino de inglês é ampliado para todos os anos iniciais do Ensino Fundamental em Colombo

16 de julho de 2021 às 18:46
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Desde o início do ano a grade curricular dos alunos matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental na rede municipal de ensino passou a contar com a matéria Língua Estrangeira Moderna – Inglês. O que representa um grande avanço para estes alunos é resultado do compromisso dos novos gestores em agregar avanços na educação e da somatória de esforços da equipe que diuturnamente trabalha para garantir novas conquistas.

A introdução do ensino de um novo idioma já nas séries iniciais, segundo a Professora Andressa Francine Paes

que é assessora pedagógica desta área na Secretaria Municipal de Educação traz muitos benefícios. “Aprender um novo idioma significa lidar com novos conhecimentos, uma nova estrutura linguística, novos sons e, consequentemente, uma ampliação lexical, estimulando as funções cognitivas das crianças. Isso é muito benéfico para o aproveitamento dos outros componentes curriculares também. A capacidade de raciocínio é ampliada e passa a ser influenciada pelo processo de aprendizagem. Quanto mais o nosso cérebro se exercita, recebe atividade, com mais rapidez ele se desenvolve”, disse a Assessora.

Os primeiros resultados obtidos por alunos destes anos, que foram incluídos nesta atividade curricular, já apareceram quando das primeiras avaliações. Os boletins nos moldes internacionais representam também um incentivo aos alunos que percebem a aprendizagem em atividades prazerosas.

Ao comentar sobre o desafio de estender a ensino de língua estrangeira nos dois primeiros anos, o Secretário de Educação Professor Alcione destaca que neste ano, o município garantiu ensino de Inglês a 6.278 alunos apenas nos primeiros e segundos anos nas escolas do município. “Hoje contamos com uma equipe maravilhosa e dedicada ao extremo nesta proposta. São 44 professores, que atendem quase 16 mil alunos. Há uma necessidade urgente de ampliarmos este quadro e já estamos, neste curto espaço de tempo que tivemos, realizando um concurso na modalidade PSS para contratação de professor, educador infantil e assistente de alunos. Está em andamento também a aquisição de material didático e estamos organizando a formação dos professores para utilizar estes materiais”, disse o Secretário.

Neste primeiro semestre, as atividades educacionais, foram trabalhadas na modalidade à distância e ainda nesta linha de atuação, os professores foram estimuladas a se relacionar com os alunos através das redes sociais. Outra ferramenta importante foi o Portal Educacional da Secretaria onde as crianças também podem interagir.