Grande Curitiba

Governador sanciona Lei que torna Colombo Capital do Talian no Paraná

Berço da Imigração Italiana no Estado, a cidade de Colombo, acaba de receber o título de Capital do Talian no Paraná. O reconhecimento veio após a Assembleia Legislativa do aprovar a Lei Estadual 20.757 proposta pela deputada Maria Victória Barros e que agora está sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior
30 de novembro de 2021 às 18:24
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, oTalian é uma das autodenominações para a língua de imigração falada no Brasil na região de ocupação italiana direta e seus desdobramentos desde 1875, em especial no nordeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo. Sua origem linguística é o italiano e os dialetos falados, principalmente, na regiões do Vêneto, Trentino-Alto e Friuli-Venezia Giulia e Piemontes, Emilia-Romagna e Ligúria.

Em Colombo, as ações pelo reconhecimento do Talian foram lideradas pelos entusiastas Diego Gabardo, Fábio Luiz Machioski, Maristela Cavassin Reginato e Marta Cavalli Cavassin e articuladas pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, Venetinel Mondo – Colombo e Museu Municipal Cristoforo Colombo, com o apoio das paróquias N. Sra. do Rosário e N. Sra. da Saúde da Colônia Faria.

O processo de reconhecimento ainda com a colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos pesquisadores do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP) que reúne lideranças de Santa Felicidade.