Grande Curitiba

Programa de Prevenção de Enchentes reduz riscos de alagamentos nos bairros do município

18 de janeiro de 2022 às 16:38
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Nos últimos dias, a predominância de fortes chuvas têm causado inúmeros problemas e pontos de alagamentos em Curitiba e região.

Em Colombo, os transtornos foram resolvidos através do Programa de Prevenção de Enchentes desenvolvido pela Prefeitura de Colombo.

O programa conta com os trabalhos e ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As atividades de limpeza e desobstrução de rios, foram realizadas em diversos pontos da cidade, com início dos serviços antes do período do verão, como uma ação preventiva nos bairros, com o objetivo de prevenir transtornos que são ocasionados por enxurradas.

Segundo o secretário José Vicente, os serviços prestados nos bairros tiveram como base um levantamento de informações sobre as regiões com maior incidência de enchentes e alagamentos. Por isso, as ações foram antecipadas para novembro, antes mesmo da época de fortes chuvas. “Nossa preocupação era resolver uma questão que causa diversos problemas a população como: alagamentos, perdas materiais, além do risco de doenças como a leptospirose”.

Defesa Civil

No período de 15 a 17 de janeiro, fortes chuvas atingiram Colombo, mas nenhuma solicitação por ocorrência de alagamento foi solicitada, de acordo com a coordenação da Defesa Civil do município.
No sábado dia (15), um muro desabou na região do bairro Osasco, no período de chuva. A queda não foi ocasionada pela chuva ou enchentes. No local, foi constatado que haviam sido realizados serviços de terraplanagem por uma construtora, mas ninguém se feriu, apenas prejuízos a construção.

Em caso de emergências, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone: (41) 9 8845-8121, lembrando que o atendimento é 24h.