Grande Curitiba

Colombo regulariza áreas escolares com o Estado do Paraná

Um passo histórico para a educação e para o futuro do município
7 de agosto de 2025 às 17:22
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Na manhã desta quinta-feira (07), a Prefeitura de Colombo formalizou a assinatura das escrituras que transferem áreas escolares entre o Município e o Estado do Paraná.

O ato, realizado no gabinete do prefeito Helder Lazarotto, simboliza mais do que uma regularização fundiária, ou seja, representa um avanço concreto na valorização da educação, na cooperação entre os entes públicos e na organização patrimonial.

“Estamos fortalecendo uma parceria sólida com o Governo do Estado, além de garantir segurança jurídica e abrir caminho para novos investimentos nas nossas estruturas educacionais”, destacou o prefeito Helder Lazarotto.

A assinatura contou com a presença do secretário de Governo, Ordem Pública e Trânsito, professor Alcione, além da engenheira Cínthia Lima, procuradora nomeada e chefe da Regional Curitiba da SECID (Secretaria das Cidades).

Também participaram representantes do Cartório Strapasson, Serginho Strapasson, o auxiliar Robson Blum, e do Núcleo Regional de Educação, por meio do chefe Giovani e dos diretores auxiliares das instituições envolvidas.

Confira as transferências formalizadas:
Do Município para o Estado do Paraná (Colégios Estaduais):

  • Colégio Estadual Alfredo Chaves
  • Colégio Estadual Sebastião Baldo
  • Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha
  • Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo

Do Estado para o Município (Escolas Municipais):

  • Escola Municipal Heitor Villa Lobos
  • Escola Municipal Antonio Cavassin

A medida assegura a correta titularidade dos terrenos, promovendo segurança jurídica para que obras, ampliações e melhorias possam ser executadas com mais agilidade e legalidade, beneficiando diretamente a comunidade escolar.

“Com essa iniciativa, garantimos que o presente e o futuro da educação colombense estejam amparados pela responsabilidade e pela boa gestão pública. Ganha o Estado, ganha o Município, mas, principalmente, ganha o cidadão”, enfatiza o Secretário Professor Alcione.