Grande Curitiba

Com liberação da trincheira, Setran estima melhora no trânsito

15 de junho de 2021 às 15:33
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A liberação da trincheira da Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário, vai proporcionar menos conflitos viários e menor tempo de deslocamento para os cerca de 62 mil veículos que passam diariamente pela região, entrada e saída da capital via BR-277. A análise é da Superintendência de Trânsito (Setran).

“Com a abertura da trincheira e a retirada do semáforo no entroncamento da Mário Tourinho com a Nossa Senhora Aparecida, a expectativa é de menor tempo de percurso nos dois sentidos, cada um com duas faixas de circulação. Com menos conversões, também temos uma redução nos conflitos viários”, explica o diretor de Planejamento e Operação de Trânsito da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, o motorista volta a ter ligação entre a área central e a região do Batel com bairros populosos da região sul, como CIC, Seminário e Campo Comprido.

“Com o retorno gradual das aulas, a liberação de trânsito vai facilitar acessos da comunidade escolar”, aponta Pedro Darci. No entorno da trincheira, há 13 estabelecimentos de ensino.

A Setran orienta que os motoristas reduzam a velocidade ao passar pela região.

“Como toda mudança, pode haver dúvida de condutores sobre acesso a determinadas ruas, então uma velocidade menor de todos colabora nestes primeiros dias”, reforça o diretor de planejamento e operação.

Equipes técnicas da Setran acompanharão o comportamento do trânsito na região para implementar possíveis mudanças, como no tempo de abertura dos semáforos nas avenidas Iguaçu, Sete de Setembro e Silva Jardim.

Binário continua

O binário composto pela Rua José Naves da Cunha com a Avenida Nossa Senhora Aparecida permanece, devido à boa utilização do caminho pelos motoristas durante a obra na trincheira.

O sentido único da Nossa Senhora Aparecida permite que o motorista siga em direção ao bairro Campo Comprido a partir do cruzamento com a Rua Jaime Veiga, no sentido da Rua Professor Laertes Munhoz.

Para o sentido único em direção ao Batel, a opção é pela José Naves da Cunha a partir do entroncamento da via com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, seguindo em direção à Mário Tourinho.