Grande Curitiba

Grupo Amor em Ação já distribuiu 1,3 mil refeições no Mesa Solidária

17 de junho de 2021 às 16:08
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras, às 16h, as voluntárias Guiomar Aparecida, 49 anos, e Maria Cristina Grillo Costa, 62 anos, preparam os lanches que serão servidos no Restaurante Popular da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro), um dos três pontos do Mesa Solidária. Elas lideram o grupo Amor em Ação, que entrega lanches para pessoas em situação de rua e desempregados no espaço do programa da Prefeitura.

“Eu fico com a parte dos salgados e sanduíches e a Guiomar faz a parte de bolos e bebidas. Por causa da pandemia, cada uma prepara os alimentos em suas respectivas casas”, conta Maria Cristina. Ela afirma que é muito gratificante participar do Mesa Solidária.

“Eu queria muito ajudar de alguma forma as pessoas beneficiadas e a Guiomar me convidou para este grupo maravilhoso”, recorda Maria Cristina.

Guiomar já participava do Mesa Solidária pelo Mesa Fraterna, um dos 40 parceiros do programa da Prefeitura. “Criamos o grupo pensando em ajudar o próximo e servir outro ser humano com amor. A caridade é o verdadeiro amor em ação”, conta ela.

O Amor em Ação ingressou no Mesa Voluntária em abril deste ano. O grupo já entregou aproximadamente 1,3 mil refeições gratuitas a quem mais precisa.

Guiomar e Maria Cristina contam com ajuda de mais cinco pessoas, que auxiliam no preparo, transporte e entrega dos lanches que, dependendo do dia, podem trazer sanduíches, salgados, cachorro-quente, bolos e frutas, acompanhados de sucos, café com leite ou chás.

Mobilização

No Mesa Solidária, as 40 entidades parceiras da Prefeitura já distribuíram mais de 350 mil refeições gratuitas à população em risco social desde 2019. Atualmente, são três pontos cedidos pelo município, que são sanitariamente adequados para a alimentação de moradores de rua e desempregados. A ação ocorre, atualmente, nos restaurantes populares do Capanema e Matriz, no Centro; e no Centro POP Plínio Tourinho, no Rebouças.

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com parceiros, entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.