Grande Curitiba

Representantes da comunidade artística fazem pré-conferência de cultura

24 de junho de 2021 às 15:40
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Fundação Cultura de Curitiba realizou na noite desta quarta-feira (23/6) as reuniões da pré-conferência de cultura com representantes da comunidade artística e cultural organizada. A pré-conferência foi uma das etapas anteriores à 6ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá de sexta (25/6) a domingo (27/6).

As reuniões contaram com 1.912 inscritos, todos habilitados a votar as prioridades de cada linguagem artística para o Plano Municipal de Cultura. Também já foram eleitos os delegados que representarão as nove linguagens na plenária final – música; audiovisual; artes visuais; artes cênicas; literatura; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais; linguagens funcionais (moda, cultura alimentar e ilustração); e arte e cultura urbana (hip hop, muralismo e arte urbana).

A votação para escolha de representantes no Conselho Municipal de Cultura vai até as 18h desta quinta-feira (24/6). O prazo foi estendido para facilitar o direito ao voto de todos os que se habilitaram a participar do processo como eleitores.

As reuniões foram realizadas em ambiente virtual, mas a comissão organizadora e a mesa diretora da Conferência acompanharam os trabalhos a partir de uma estrutura instalada no Cine Passeio. No local, uma equipe de técnicos do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoas, por meio da Superintendência de Tecnologia, também permaneceu a postos para garantir o funcionamento do sistema de votação (Conecta). A Agência Curitiba disponibilizou a plataforma Teams para a utilização das salas virtuais.

As metas definidas pelas linguagens para o Plano Municipal de Cultura deverão ainda ser homologadas na plenária da Conferência. Da mesma forma, serão ratificados os nomes que representarão cada linguagem na próxima gestão do CMC.