Grande Curitiba

Centro de Saúde do ICS conta agora com especialista em mastologia

25 de junho de 2021 às 15:52
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba e seus dependentes, incluiu uma nova especialidade em seu corpo clínico: a mastologia, que previne, diagnostica e trata doenças relacionadas à mama.

O serviço fica disponível a todos os beneficiários que têm planos com atendimento no Centro de Saúde localizado no Rebouças – Plano Servidor, Plano Agentes e Plano Dependentes 18 a 33.

Para agendar uma consulta, o paciente deve entrar em contato com o ICS pelo telefone 3131-6100, que funciona todos os dias da semana, das 6 às 22 horas.

Com a inclusão da nova especialidade, o ICS completa a rede de atendimento no Centro de Saúde.

Avaliação e diagnóstico

A mastologia abrange os mais diversos cuidados relacionados às glândulas mamárias e é responsável pela detecção e tratamento de câncer de mama, nódulos benignos, avaliação de cistos, mastites (infecções de mama) e até mesmo alguns tipos de eczemas.

O mastologista Leonardo Paese Nissen ressalta que ao reparar qualquer alteração na mama, independentemente da idade, é importante procurar uma avaliação completa e personalizada. “Alguns pacientes apresentam um alto risco para o câncer de mama. Cada caso avaliado individualmente”, destaca.

A consulta médica com um mastologista, geralmente, acontece após a indicação de outro especialista para uma abordagem mais aprofundada. No caso da saúde feminina, tanto o mastologista quanto o ginecologista têm papel fundamental, sendo as duas funções complementares.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que o rastreio mamográfico seja anual para mulheres com 40 anos ou mais. Nos casos de pacientes com risco aumentado, os cuidados devem ser individualizados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mortalidade por câncer de mama vem diminuindo nos países que implantaram programas efetivos de rastreamento, com qualidade dos exames e tratamento adequado e oportuno.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 66.280 casos de câncer de mama foram diagnosticados somente em 2021. Por isso, campanhas de conscientização e investimentos nesta área durante todo o ano são essenciais para um diagnóstico precoce e eficaz.