Grande Curitiba

Curitiba é apontada como uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo

30 de junho de 2021 às 18:40
(Foto: Arquivo/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba é a primeira cidade da América do Sul entre as finalistas do prêmio internacional Comunidade Inteligente do Ano, do Intelligent Community Forum (ICF). A premiação reconhece ações de governança para prosperidade econômica, saúde social e riqueza cultural, que juntas tornam uma comunidade forte e resiliente.

A capital paranaense já tinha sido reconhecida, por três anos consecutivos, como uma das semifinalistas, integrando o ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, e agora faz parte do Top 7 da grande final de 2021.

O anúncio do Top7 Intelligent Communities of 2021 foi feito, nesta quarta-feira (30/6), durante conferência virtual do ICF. A grande final ocorrerá no dia 21 de outubro, no fórum global da entidade nos Estados Unidos.

Vocação e persistência

O prefeito Rafael Greca comemora o reconhecimento de Curitiba como um dos finalistas do prêmio internacional do ICF. Para ele, a capital é a primeira cidade brasileira e da América do Sul a chegar ao Top 7 por sua vocação e persistência, mesmo durante a pandemia, em construir uma economia e estrutura sociais sustentáveis e eficientes para as atuais e novas gerações.

“A Prefeitura e todo o ecossistema de inovação de Curitiba, que integram o Vale do Pinhão, estão trabalhando juntos e investindo para garantir que as próximas gerações prosperem”, reforça Greca.

Ele lembra ainda que o Plano de Retomada Econômica de Curitiba, lançado por sua gestão em 2020, contempla várias ações que estão permitindo à capital manter a economia e estrutura social sustentáveis e eficientes. O Fundo de Aval da Prefeitura, por exemplo, já viabilizou R$ 7 milhões, entre outubro de 2020 e junho de 2021, em empréstimos para pequenos empreendedores de Curitiba, que não teriam acesso a financiamentos sem a garantia dada pelo município.

O Plano de Retomada Econômica contempla outras ações como a manutenção de investimentos de mais de R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura do município, que vêm garantindo emprego e renda para milhares de famílias curitibanas; a ampliação do programa Mesa Solidária, que dá acesso à alimentação gratuita de qualidade a pessoas em risco social; o Programa de Apoio Financeiro a Artistas, que destinou recursos para a área da cultura, como auxílio a profissionais do setor; a oferta de capacitações gratuitas para o setor de turismo, bastante impactado pela pandemia.

Reconhecimento

Lou Zacharilla, um dos fundadores do ICF, destaca que, apesar dos grandes desafios enfrentados com a pandemia, Curitiba e as demais finalistas do prêmio avançaram no trabalho de criação de comunidades inteligentes com o foco na inclusão, diversidade e progresso econômico. “Os Top7 são nossos heróis e a lista reflete suas aspirações e os reconhece publicamente por seu trabalho árduo”, acrescenta.

O Intelligent Community Forum (Fórum de Comunidades Inteligentes) é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, envolvendo todo o ecossistema da cidade, focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.