Grande Curitiba

Armazém da Família celebra 32 anos beneficiando 303 mil famílias de Curitiba

1 de julho de 2021 às 15:32
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (1º/7), Curitiba comemora os 32 anos dos Armazéns da Família. Tudo começou no Alto Boqueirão, com a inauguração da primeira unidade do programa da Prefeitura, no Jardim Paranaense, em 1989. É lá que a aposentada Leonice Pedroso, 81 anos, faz compras, mensalmente, há mais de dez anos.

“Os preços no Armazém são muitos mais baixos que nos supermercados. Venho todo mês para comprar mantimentos lá para casa”, conta dona Leonice. Ela estava acompanhada da nora, Charlen Santos de Carvalho, 27 anos, que também é cadastrada no programa da Prefeitura. “Compro tudo aqui, tanto pelo preço como pela qualidade”, garante a jovem.

“Preço, qualidade e variedade são diferenciais do programa”, destaca Luiz Gusi, secretário municipal de segurança alimentar e nutricional, órgão do município responsável pelo programa.

São mais de um milhão de curitibanos que têm acesso, nos Armazéns da Família (confira os endereços), a 350 produtos a preço mais acessível. Além disso, 11 municípios da Região Metropolitana têm unidades do programa ou convênio para que seus moradores possam comprar na capital.

Gusi lembra ainda que os Armazéns da Família têm o papel regulador de preço em relação ao comércio da região onde estão as unidades da Prefeitura. “Como o varejo corre atrás dos nossos preços, quem ganha é toda a população”, acrescenta do secretário.

A pensionista Eunice Severino Martins de Oliveira, 64 anos, começou a fazer compras há quatro meses no Armazém da Família do Jardim Paranaense. “Moro aqui perto, no Conjunto Tiradentes, e vivo hoje só com a pensão do meu marido falecido. Só aqui consigo economizar com alimentos”, garante ela.

O aposentado Osmar Ferri, 68 anos, também consegue reduzir as despesas mensais fazendo compras no Armazém da Família do Alto Boqueirão. “Todo mês, minha esposa Tania faz uma lista com tudo o que precisamos comprar e eu venho aqui no Armazém, que tem os melhores preços”, observa ele.

Ajuda na pandemia

Com a pandemia e a queda na renda de muitos curitibanos, a Prefeitura ampliou o número de famílias que podem fazer compras nos Armazéns da Família. Antes da covid-19, eram 260 mil famílias cadastradas com renda de até cinco salários mínimos. Hoje, são 303 mil famílias fazendo compras nas unidades da Prefeitura.

Em abril do ano passado, começaram a ter acesso ao programa famílias que perderam renda devido à crise econômica causada pela covid-19. Um ano depois, em abril de 2021, também passaram a fazer compras nos Armazéns 29 mil famílias que estão recebendo o auxílio alimentar de Curitiba. O crédito de R$ 70 só pode ser gasto com compras nas unidades do programa da Prefeitura.

O produtor de festas Sérgio Doniseti Wilha, 56 anos, é referência entre os moradores da Vila Nossa Senhora da Luz, na CIC, quando o assunto é organização de aniversários, casamentos e outras celebrações. Mas com a pandemia do novo coronavírus, ele viu a agenda de eventos esvaziar e a renda da família cair para zero em março do ano passado. “Eu e minha esposa, Maria Eunice, tivemos que nos reinventar e estamos trabalhando com delivery de marmita para todo o bairro”, conta ele.

Há um ano, Wilha e Maria Eunice também estão conseguindo economizar nos gastos com alimentação após serem beneficiados pela lei, sancionada em 2020 pelo prefeito Rafael Greca, que permite a pessoas em situação financeira instável, por conta da covid-19, adquirir gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza nos Armazéns da Família. “A situação ainda está muito difícil, mas ao menos conseguindo economizar comprando nos Armazéns”, afirma o produtor de eventos.