Grande Curitiba

Vila Esperança recebe mutirão de limpeza contra mosquito da dengue

1 de julho de 2021 às 15:48
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir da desta quinta-feira (1º/7), os moradores da Vila Esperança, na Regional Boa Vista, recebem a quarta etapa do mutirão de coleta de resíduos do ano. É uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zyka e chikungunya.

Nesta quinta e sexta-feira (2/7), os moradores receberão visitas dos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orientando que haverá a coleta, que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento, pode acumular água e ser usado como criadouro pelo Aedes aegypti – e explicam que o entulho e lixo devem ser deixados em frente às casas para serem recolhidos na semana que vem.

A coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco, lembra que mesmo com cenário de pandemia Curitiba mantém a rotina de cuidados para combater o mosquito.

“Não podemos deixar de lado a prevenção para as outras doenças. Pedimos que a população aproveite o tempo em casa e esse mutirão para reforçar sua rotina de limpeza”, explica.

A coordenadora pede para a que a população ajude nesse enfrentamento, recebendo os agentes e seguindo as orientações e rotina de limpeza e inspeção de seus ambientes.

Além de uniformizados e identificados, os agentes usam os EPIs recomendados e mantêm todas as medidas de prevenção do novo coronavírus. “A população pode receber nossas equipes com segurança “, diz Tatiana.

Caminhões de coleta

Na próxima semana, na segunda-feira (5/7) e terça-feira (6/7), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) passam pela região para recolher os entulhos.

Tatiana lembra que, embora o verão seja a estação com melhores condições para a proliferação do mosquito, os cuidados devem permanecer durante todo o ano.

“Mesmo no inverno não se pode descuidar da dengue, pedimos que a população se mantenha atenta e não deixe água acumulada em suas residências”, orienta.

Dez passos para afastar o Aedes aegypti

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.