Grande Curitiba

Agendamentos para castrações na Regional Boqueirão começam na segunda

2 de julho de 2021 às 11:20
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Começam na próxima segunda-feira (5/7), a partir das 12h, os agendamentos para castração gratuita de cães e gatos no mutirão da Regional Boqueirão, do final do mês de julho. Tutores e protetores de animais já cadastrados devem entrar no site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e escolher as datas e horários disponíveis.

Serão cerca de 2,5 mil vagas para as cirurgias, que acontecem de 20 a 31 de julho, no Centro de Esporte e Lazer Xaxim (Rua Dom José Marcello, 101). Os horários permitem que todos os cidadãos que forem levar seus animais mantenham as medidas de segurança, como o distanciamento social.

“Conseguimos garantir um espaço amplo, fundamental nesse período em que estamos vivendo”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo.

Esse é um dos cuidados extras que vêm sendo tomados nos mutirões de castração desde que eles foram retomados durante a pandemia da covid-19 (Veja as recomendações da Rede de Proteção abaixo).

Durante este mês, estão em andamento outras 400 castrações já agendadas nas clínicas contratadas pelo município.

Cuidados

A Rede de Proteção Animal reforça a atenção aos cuidados que os tutores devem tomar ao levar os animais para os procedimentos:

– Ir sozinho com seus animais ou com, no máximo, um acompanhante, e apenas com a antecedência recomendada no agendamento.

– Evitar aglomerações e manter as medidas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel, além de usar lenços descartáveis ao tossir e espirrar;

– Usar máscaras ao sair de casa e fazer a troca como recomendado;

– Se apresentar sintomas de infecção respiratória, peça para outra pessoa levar o animal ou cancele o atendimento.