Grande Curitiba

Atletas incentivados terão apoio e acompanhamento especializado da Prefeitura

2 de julho de 2021 às 15:54
(Foto: Divulgação/SMELJ)

COM ASSESSORIAS – Os atletas curitibanos beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura terão uma estrutura completa para aprimorar o condicionamento físico e a preparação psicológica, além de acompanhamento nutricional e recuperação com fisioterapeutas.

Nesta semana, o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf), da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), começou atender as seleções de desempenho de Curitiba no ginásio do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz.

Os primeiros atletas a usarem os novos espaços, na terça (29/6) e quinta-feira (1/7), foram os da Seleção de Desempenho de Futsal de Curitiba. A estrutura para acompanhamento e desenvolvimento dos atletas conta com estúdio de pilates, clínica com equipamentos para eletroterapia e cinesioterapia, para fisioterapia e de nutrição para avaliação dos atletas.

Os atletas da Seleção de Desempenho de Futsal também puderam usar um software de tomadas de decisão rápidas, para simular a velocidade de reação em situações de jogo.

Como vai funcionar

Os critérios de seleção dos atletas incentivados que vão participar dos testes do Creaf serão publicados pelo Departamento de Incentivo ao Esporte, de acordo com o rendimento esportivo apresentado pelos atletas.

“Nós também vamos conseguir desenvolver pesquisas com os dados coletados, que futuramente podem melhorar o rendimento dos atletas. Vamos ter um acompanhamento mais próximo dos atletas, melhorar o suporte para as equipes. Isso também vai refletir nos resultados da competições que eles vão disputar”, explicou o diretor de Incentivo ao Esporte, e Promoção Social, Carlos Eduardo Pijak Jr.

Investimentos

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) investiu cerca de R$ 100 mil na compra de equipamentos, softwares e na montagem da estrutura de apoio aos atletas que participam do Programa de Incentivo ao Esporte.

Neste primeiro momento, a estrutura será usada pelos atletas de referência apoiados pela Prefeitura, pelas seleções de desempenho e pelos atletas de alta performance.

Cerca de 5 mil atletas de Curitiba são beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.

Capacitações

O Centro de Referência em Esporte e Atividade Física também é responsável pela capacitação dos profissionais de Educação Física, professores, e servidores da Smelj.