Grande Curitiba

Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba ministra curso sobre trabalho remoto

Atividade foi realizada a pedido da Diretoria Geral e teve a participação de mais de 100 servidores, de todas as áreas administrativas do Legislativo
6 de julho de 2021 às 16:48
(Imagem: reprodução)

Entregar as tarefas com eficiência, estar conectado nos canais oficiais da instituição, definir horários e rotinas e dialogar com os filhos foram alguns dos pontos abordados durante o curso Trabalho Remoto, ministrado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em encontro virtual realizado na última quinta-feira (1º), servidores debateram os desafios de superar as adversidades para entregar as tarefas laborais com eficiência.

Um dos principais pontos apontados é a necessidade de o servidor estar conectado nas ferramentas de tecnologia e de comunicação oficiais da instituição. Na CMC, os colaboradores utilizam o correio eletrônico, o Sistema de Processo Administrativo, o Sistema de Processo Legislativo e o comunicador Rainbow.

“Sobre as entregas das equipes, o que o gestor deve fazer: alinhar as expectativas e entregas, definir o ritmo de trabalho, estabelecer os fluxos e organizar as demandas. O que o servidor deve fazer: acompanhar os canais oficiais da instituição para estar ciente das demandas e orientações repassadas pelo gestor ou demais membros da equipe”, apontou Diego Fernando Merege de Mello, coordenador da Escola do Legislativo que ministrou o curso.

“Quero parabenizar a organização da equipe da Escola [do Legislativo]. Foram muitos desafios neste primeiro semestre para arredondar as coisas e fazer com que tudo caminhe. É um novo momento, e eu fico bastante feliz no sentido da valorização deste espaço. A Escola pode ser um diferencial nos cursos de formação de todos e todas, mas também um espaço de aproximação com a sociedade”, destacou a vereadora Professora Josete (PT), segunda-secretária da CMC.

A diretora-geral da CMC, Jussana Marques, contribuiu com o conteúdo do curso dizendo que: “independentemente da forma de execução dos trabalhos, o que toda a administração espera de seus colaboradores é que sejam produtivos, comprometidos e responsáveis. Os colaboradores, por sua vez, esperam receber instruções claras, contar com suporte efetivo e desfrutar de ambiente adequado sob o aspecto físico e relacional para o desenvolvimento de suas atividades”.

Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Carlos Barbosa Junior, “essa iniciativa é uma demanda em virtude dessa situação que vivemos, que trouxe muita tristeza para gente, mas também é uma oportunidade para que a própria Câmara mostre a capacidade de trabalho e de se adaptar, mesmo no momento difícil, para continuar exercendo suas atividades e prestando serviços à população com eficiência”.

No fim do encontro, os servidores participantes puderam compartilhar suas experiências de trabalho remoto, a evolução com o passar do tempo e a adaptação mais adequada dos ambientes residenciais para a execução das atividades.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba