Grande Curitiba

Defesa Social e Setran alinham esforços para o segundo semestre

7 de julho de 2021 às 18:42
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os principais objetivos propostos pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito para o período de janeiro a junho foram cumpridos. Os resultados obtidos e o planejamento até o fim do ano para a Guarda Municipal, a Superintendência de Trânsito (Setran) e os setores vinculados à Defesa Social (como Defesa Civil e Departamento de Política Sobre Drogas) foram debatidos em três encontros conduzidos pelo secretário Péricles de Matos.

“Foram reuniões extremamente técnicas de alinhamento para avaliação de produtos e projetos que atendem ao plano de governo, bem como para avaliar vulnerabilidades”, conta o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

O progresso da Muralha Digital, a consolidação do policiamento de proximidade ostensiva (PPO) e a integração metropolitana foram três dos destaques da Guarda Municipal no período, que ainda teve novas capacitações em Defesa Civil e o início da formação do Conselho Metropolitano, para fortalecimento de ações integradas no enfrentamento de situações de emergência.

Para promover a reinserção social e auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, foram reforçadas duas iniciativas de sucesso: os projetos Nova Morada, Vida Nova e Intervidas.

Na área do trânsito, além da recuperação da estrutura cicloviária por toda a cidade, houve a implantação de 11,9 quilômetros novos de estrutura dedicada a quem pedala, seguindo projeto elaborado em conjunto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Novos semáforos para pedestres, binário de trânsito no bairro Campo de Santana e faixa exclusiva para ônibus na Rua Marechal Deodoro foram outras novidades. A Setran também foi responsável por 147.233 m² de sinalização horizontal de trânsito e cerca de 32 mil placas de sinalização vertical implantadas, junto com ações de educação e a iniciativa de adaptar as visitas à Escola Pública de Trânsito (EPTran) para o formato virtual.

As reuniões foram divididas em três etapas: com os setores que integram a Defesa Social, com todos os diretores da Setran e com todos os chefes de núcleo da Guarda Municipal.