Grande Curitiba

Curitiba realiza desafio internacional de design de rua da Unesco

8 de julho de 2021 às 16:18
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Curitiba participou, nesta quinta-feira (8/7), do Virtual Design Day, que reuniu representantes de 26 Cidades do Design da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Durante o encontro on-line, foi lançado o International Street Design Challenge 2021, do qual Curitiba é realizadora, junto com Wuhan (China) e Querétaro (México).

O desafio internacional propõe que grupos de estudantes universitários desenvolvam soluções de baixo custo e autossuficientes para uma rua de outra cidade envolvida.

Participaram do Virtual Design Day as cidades de Courtrai, Bélgica; Xangai, China; Geelong, Austrália; Querétaro, México; Wuhan, China; Montréal, Canadá; Graz, Áustria; Bangcoc, Tailândia; Fortaleza, Brasil; Dundee, Escócia; Ashahikawa, Japão; Bilbau, Espanha; Seul, Coreia do Sul; Shenzhen, China; Detroit, Estados Unidos; Nagoia, Japão; Turim, Itália; Bandungue, Indonésia; Helsinque, Finlândia; Saint-Étienne, França; Cobe, Japão; Puebla, México; Kolding, Dinamarca; Cingapura, Malásia; Pequim, China, e Cidade do Cabo, África do Sul.
International Street Design Challenge

O desafio que foi lançado para as universidades e cidades participantes consiste em montar equipes de quatro a seis alunos de bacharelado em design, arquitetura e urbanismo, liderados por um ou dois professores.

Os grupos serão instigados a resolver os problemas de uma rua de uma outra cidade participante. A ideia é ter um Desafio de Design como um projeto educacional internacional onde as cidades vão trabalhar em parceria, trocando experiências e oferecendo soluções.

Durante a participação de Curitiba, Guilherme Zuchetti, ponto focal de Curitiba na Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), reforçou que além da troca de experiências, esse evento é uma grande oportunidade para os estudantes de design, arquitetura e urbanismo colocarem em prática seus conhecimentos.

“Será muito interessante descobrir quais as soluções os grupos vão desenvolver para as ruas. O grande desafio é apresentar propostas bem alinhadas com as características de cada local e cidade”, comenta Zuchetti.

Para Ana Eugenia Vázquez, ponto focal de Querétaro (México), este intercâmbio internacional visa expandir as noções do poder do design entre os ecossistemas criativos das cidades. “Esperamos que empoderem nossos jovens profissionais criativos a compreender seu papel como tomadores de decisão importantes para o desenvolvimento urbano sustentável, são ações locais com impacto global”, conclui Ana.

Também participaram da reunião; Cindy Lee, ponto focal de Wuhan (China) e Liana Vallicelli, assessora de relações externas no Ippuc.

Desdobramentos

Os representantes de todas as cidades inscritas no Desafio serão convidados para um encontro no dia 16 de setembro para acompanhar as etapas de preparação e apresentar a dinâmica do evento. As equipes participantes também terão espaço aberto para esclarecer dúvidas, nos encontros agendados para os dias 2 e 4 de novembro.

As soluções apresentadas vão ser avaliadas por especialistas e representantes da cidade, inclusive por quem apresentou a rua e a classificação da pontuação definirá a cidade vencedora do Street Design Challenge 2021.

Cidade em destaque

Nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de julho, respectivamente, a cidade participou de encontros on-line promovido pela Unesco em parceria com Santos, que reuniu toda a Rede de Cidades Criativas.

Durante as reuniões foram discutidos o impacto da pandemia nas cidades, os processos de recuperação econômica e os desafios e oportunidades para a retomada do turismo urbano. Em 2022, Santos irá sediar a Reunião Anual das Cidades Criativas da Unesco.