Grande Curitiba

Delegação curitibana está preparada para os Jogos de Tóquio

12 de julho de 2021 às 19:05
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir de 24 de agosto, Curitiba terá 11 atletas e um técnico em busca de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Todos são beneficiários do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba e conquistaram a vaga olímpica com o apoio da cidade.

Nesta segunda-feira (12/7), o prefeito Rafael Greca conversou com parte da delegação curitibana que vai para Tóquio.

“Aqui nesta sala somos poucos, mas estão alguns dos maiores talentos esportivos de Curitiba. Quero desejar a todos os atletas que voem em direção ao país do sol nascente buscando a luz”, disse Greca. “Superar as limitações, superar as dificuldades e vencer. Apesar de todas as dificuldades de ter uma carreira olímpica no Brasil é uma ocasião de orgulho para a cidade e tem o pleno apoio de Curitiba”, completou o prefeito.

O encontro foi no Salão Brasil da Prefeitura. Foram recebidos pelo prefeito os seguintes paratletas: Mari Christina Santilli e Adriana Gomes de Azevedo, da paracanoagem; Vitor Gonçalves Tavares, do parabadminton; e Rodrigo Ferla, técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo.

Por videoconferência participaram Ronan Nunes Cordeiro, do paratriathlon; Jeferson da Conceição Gonçalves “Jefinho”, Cássio Lopes dos Reis e Gledson da Paixão Barros, todos atletas do futebol de 5 da Associação Maestro Esporte Clube; e James Lowry Neto, técnico da Seleção Brasileira de Tiro Paradesportivo.

O paratleta Vitor Tavares explicou a importância de participar do Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.

“É um projeto de grande valia, que não apoia só o alto rendimento, como também as categorias de base. O incentivo me auxilia nas viagens e na compra dos equipamentos para treinar”, afirmou Tavares.

Durante o encontro no Salão Brasil da Prefeitura, o prefeito entregou uma medalha do Mérito Esportivo para cada um dos paratletas que vai para Tóquio. Além dos atletas que participaram da reunião presencialmente e pelo computador, Curitiba terá outros atletas em Tóquio. Veja a lista completa abaixo.

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Carlos Eduardo Pijak Jr, o superintendente da Smelj, Hideo Garcia, a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, a ex-tenista Gisele Miró, e Giocondo Cabral, técnico de esgrima, também participaram do encontro.

Atletas curitibanos que irão para Tóqui

MARI CHRISTINA SANTILLI – PARACANOAGEM

Mari Santilli fará a segunda participação em Jogos Paralímpicos. Ela é profissional de Educação Física da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e treina no Clube de Regatas Curitiba – CRC. Ela já representou o Brasil nas Paralimpíadas do Rio 2016.

A atleta tem ainda duas medalhas de ouro Pan-americanas (2017 e 2018), além da 7ª colocação na classe KL3 Feminino – 200m da Copa do Mundo de Paracanoagem (Szeged – Hungria – 2021), 4ª colocação no Campeonato Mundial de Paracanoagem (2018), Pentacampeã Brasileira (2014 à 2018) e 2 vezes campeã da Copa do Brasil (2018 e 2019).

ADRIANA GOMES DE AZEVEDO – PARACANOAGEM

Drica Azevedo treina no Clube de Regatas Curitiba – CRC. A canoísta, que adotou Curitiba como sua cidade há pouco mais de 2 anos, já tem duas medalhas de ouro Pan-americanas (2017 e 2018). Ela garantiu no último dia 15 de maio a vaga para a estreia em paralimpíadas, com uma 7ª colocação na classe KL1 (Feminino – 200 metros) na Copa do Mundo de Paracanoagem (Szeged – Hungria – 2021).

RONAN NUNES CORDEIRO – PARATRIATHLON

Ronan Cordeiro, do paratriathlon, conquistou em maio a terceira colocação no World Triathlon Championship Series, na cidade de Yokohama, no Japão. Ele foi convidado pela World Triathlon para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. O convite da entidade máxima do Triatlhon mundial veio pela excelente performance de Ronan ao longo desta temporada.

CARMINHA CELESTINA DE OLIVEIRA – ESGRIMA EM CADEIRA DE RODAS

A esgrimista Carminha Celestina de Oliveira recebeu no mês de maio o comunicado oficial da Confederação Brasileira de Esgrima – CBE, confirmando sua vaga para participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021.

Ela treina na Academia Mestre Kato pelo projeto de esgrima coordenado pela ADFP – Associação dos Deficientes Físicos do Paraná. A atleta vai participar pela primeira vez de uma Paralimpíada, onde irá jogar com as armas Espada e Florete da Categoria A.

DANIEL JORGE DA SILVA – VÔLEI SENTADO

Daniel Silva conheceu o vôlei em 2004 e começou na modalidade em pé, antes de iniciar no vôlei sentado. Entre as competições que participou estão as Paralimpíadas de Pequim, Londres e Rio. Neste tempo de Seleção, o levantador conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze em mundiais. Agora, ele terá mais uma oportunidade de realizar seu sonho nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021.

ANDERSON RODRIGUES DO SANTOS – VÔLEI SENTADO 

O atleta curitibano Anderson Rodrigues dos Santos integrou o time brasileiro nas Olimpíadas de 2016. É campeão paranaense e conquistou o 3º lugar no Mundial de Voleibol Sentado, na Holanda.

VITOR GONÇALVES TAVARES – PARABADMINTON

Vitor Tavares estreou nas Paralimpíadas Universitárias 2019 e conquistou três medalhas de ouro nas provas Simples Masc SS6, Simples e Dupla Masc. Entre as principais conquistas estão: campeão dos jogos Para-Pan Americanos de LIMA 2019; 3° Lugar campeonato Mundial, Basel – Suíça (nas 3 categorias, Simples Masculina, Dupla Masculina e Dupla Mista) em 2019; eleito três vezes consecutivas (2017, 2018 e 2019) o melhor atleta do Parabadminton Brasileiro.

RODRIGO FERLA – TAEKWONDO

Rodrigo Ferla, da Seleção Brasileira de Parataekwondo, é nascido em Londrina-PR e reside em Curitiba desde 2008. Ele já liderou a equipe que trouxe cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e segue agora para a sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos.

JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES “JEFINHO” (ASSOCIAÇÃO MAESTRO ESPORTE CLUBE) – FUTEBOL DE 5 

Começou na natação, passou pelo atletismo, mas se encontrou no Futebol de 5. Sua principais conquistas: tricampeão dos jogos Paralímpicos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016); tricampeão mundial (Inglaterra 2010, Japão 2014 e Madri 2018); tetracampeão dos Jogos Parapan-Americanos (Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019), bicampeão da Copa América (Buenos Aires 2009 e Santa Fé 2013).

CÁSSIO LOPES DOS REIS (ASSOCIAÇÃO MAESTRO ESPORTE CLUBE) – FUTEBOL DE 5

Na infância já havia praticado esporte e aos 20 anos começou no Futebol de 5. Suas Principais conquistas são: bicampeão dos jogos Paralímpicos (Londres 2012 e Rio 2016); tricampeão mundial (Inglaterra 2010, Japão 2014 e Madri 2018); tricampeão dos Jogos Parapan-Americanos (Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019), bicampeão Copa América (Santa Fé 2013 e São Paulo 2019).

GLEDSON DA PAIXÃO BARROS (ASSOCIAÇÃO MAESTRO ESPORTE CLUBE) – FUTEBOL DE 5)

Conheceu o Futebol de 5, evoluiu e aos 16 anos foi convocado pela primeira vez para representar a Seleção Brasileira. Principais conquistas: Campeão dos Jogos Paralímpicos (Londres 2012); bicampeão mundial (Japão 2014 e Madri 2018); bicampeão dos Jogos Parapan-Americanos (Guadalajara 2011 e Lima 2019), campeão Copa América (São Paulo 2019)

JAMES LOWRY NETO – TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TIRO PARADESPORTIVO

Participou das Paralimpíadas de Londres, Rio e foi convocado para Tóquio como chefe de equipe de Tiro Paradesportivo. Participou do Pan-Americano de Lima em 2019 na modalidade tiro convencional com uma medalha de prata e uma de bronze. Participou do Parapanamericano de Lima em 2019 com 3 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze na modalidade de tiro paradesportivo.

RAFAELA DE CONTI ZANELATTO (CURITIBA RUGBY CLUBE) – RUGBY 

Atleta natural de Curitiba, iniciou em 2014 no projeto VOR – Vivendo o Rugby – depois Juvenil RPS – Rugby para Sempre e desde então treina com a Seleção Brasileira. Rafaela está com a seleção, as atletas permanecem concentradas no centro de treinamento de São José dos Campos (SP).