Grande Curitiba

Com a C40, Curitiba dá mais um passo para conter crise climática

14 de julho de 2021 às 16:35
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba é uma das 31 cidades do mundo a dar novo passo para garantir um futuro mais verde. O prefeito Rafael Greca é um dos signatários da Declaração da Natureza Urbana, da Rede de Cidades C40, um documento que estabelece diretrizes para conter a crise climática. Na prática, a capital paranaense segue com a sua política ambiental de ampliar a arborização e as áreas verdes da cidade, mas com metas mais ousadas.

Greca lembrou que Curitiba, como parte da rede C40 já há bastante tempo, está em busca da neutralidade em carbono até 2050, conforme estabelece o Acordo de Paris.

“Para isso, além das nossas ações de incentivo e adoção de energia limpa, já plantamos 200 mil árvores em quatro anos e, nesta gestão, queremos plantar ainda mais”, disse Greca, lembrando de programas como o Curitiba Mais Energia e o Desafio 100 Mil Árvores.

Todas as ações fazem parte do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas da cidade, o PlanClima, publicado em dezembro de 2020, também em conjunto com a C40. A primeira medida priorizada do plano é implementar ações de recuperação, manutenção, conservação, preservação e ampliação das áreas verdes da cidade, visando o aumento do estoque de carbono e a adaptação baseada em ecossistemas.

Energia limpa

O incentivo vem desde 2019, quando houve a instalação dos painéis solares no telhado do Palácio 29 de Março – por meio de Chamada Pública da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mais recentemente, na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico de Curitiba e na CGH Nicolau Kluppel do Parque Barigui, aberta com doação da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch).

A cidade trabalha ainda – com apoio e recursos de US$ 1 milhão da C40 – na implantação de usinas fotovoltaicas no bairro Caximba – a pirâmide solar no aterro sanitário desativado -, na Rodoviária e nos Terminais Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.