Grande Curitiba

Prefeitura faz integração funcional com novos professores de forma remota

14 de julho de 2021 às 16:23
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal realizou na tarde desta terça-feira (13/7) a primeira integração funcional para novos servidores de forma totalmente on-line. O grupo formado por 43 servidores, todos nomeados como Profissionais do Magistério (Docência I), assistiu a uma apresentação e teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a carreira na Prefeitura de Curitiba. Um dia antes, eles assinaram o termo de posse e escolheram a unidade onde vão trabalhar.

O servidor Alexandre Augusto Neves Fonseca, do Núcleo de Gestão de Pessoal – Educação, deu as boas-vindas aos novos colegas de Prefeitura e falou de temas importantes para os servidores. Ele recomendou a leitura do RH Orienta, serviço disponível no Portal do Servidor.

Na integração, foi destacada a importância de atualizar corretamente as folhas ponto, documento intransferível e insubstituível que registra a frequência dos servidores.

“A folha ponto é um documento fundamental para vários processos da carreira. É imprescindível que vocês sempre anotem os horários, com letra legível e sem rasura”, pontuou Alexandre, ao ressaltar que o documento fica arquivado por décadas.

Ele explicou sobre o período de férias coletivas, geralmente concedido em janeiro, e diferenciou dos períodos de recesso a que os profissionais da Educação têm direito. Alexandre detalhou ainda as modalidades de licenças, como a licença para tratamento de saúde (LTS), licença-maternidade, licença-paternidade, licença sem vencimento, licença-gala (para quem casar no civil) e licença-luto, que pode variar de dois a oito dias, conforme o parentesco.

As reuniões de integração funcional seguem até sexta-feira (16/7) com a participação dos servidores nomeados nesta semana. Foram convocados 176 professores (docência I e II), todos aprovados em concurso público.

Mesmo após as reuniões, quem tiver dúvidas pode entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3350-3066 ou pelo e-mail [email protected].

Previdência e plano de saúde

O sistema previdenciário municipal é formado pelo regime próprio, que é o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), e pela previdência complementar, de responsabilidade da CuritibaPrev (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba).

A contribuição dos servidores para o IPMC é obrigatório a todos os estatutários que trabalham na Prefeitura de Curitiba. A CuritibaPrev integra o sistema de seguridade social do qual também faz parte o plano de saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde). Ambos são facultativos.

As dúvidas sobre previdência complementar serão esclarecidas em outra reunião a ser agendada pela CuritibaPrev.

Os novos servidores também foram orientados para que entrem em contato com o ICS, pois eles terão prazo de 30 dias desde a data da posse para que possam aderir ao plano de saúde sem que tenham que cumprir carência. O telefone de contato com o ICS é 3330-6044.