Grande Curitiba

População doa alimentos e roupas em mais um drive-thru da campanha

15 de julho de 2021 às 19:05
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A campanha Doe Solidariedade, promovida pela Prefeitura para arrecadar alimentos não perecíveis e roupas masculinas para famílias em vulnerabilidade social e em situação de rua, desembarcou no estacionamento do Supermercado Condor Nilo Peçanha, no bairro São Francisco, nesta quinta-feira (15/7).

Foi o oitavo drive-thru da campanha, lançada em abril deste ano para atender as 34 mil famílias mais atingidas pela pandemia da covid-19 e que vivem em extrema vulnerabilidade, além da população de rua que é acolhida ou busca os serviços da Fundação de Ação Social (FAS).

Até o momento, a ação social, que tem ainda dezenas de pontos fixos para coleta, arrecadou 209.683 quilos de alimentos e 68.335 peças de roupas, doados pela população e empresários de toda a cidade.

“É com alegria que eu vim assistir à entrega de donativos neste ponto de drive-thru em favor dos mais necessitados neste momento da pandemia”, disse o prefeito Rafael Greca. “O espírito da ação é que as pessoas se dirijam aos pontos de doação para darem alguma coisa daquilo que compraram para os desvalidos, sempre dentro do ensinamento do papa São João Paulo II, de que o que nos sobra pode faltar na casa dos mais pobres”, completou.

Ao lado de dirigentes do Supermercado Condor, Greca ajudou a receber alimentos e conversou com quem passou pelo local.

A ideia de promover drive-thrus, segundo o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, é facilitar a entrega dos donativos. “Queremos tornar o processo rápido e seguro, proteger as pessoas que trabalham e também os doadores, que não precisam nem mesmo sair de seus carros para entregar os produtos.”

Solidariedade

Das 14h às 19h, centenas de pessoas passaram pelo drive-thru, onde equipes da FAS, que é a coordenadora da campanha, trabalharam em uma tenda montada especialmente para a coleta das doações, devidamente equipados e seguindo os protocolos para a prevenção da covid-19.

Sorridente, o aposentado Cristóvão Barros Lemos entregou uma cesta básica que havia comprado no dia anterior, quando foi ao supermercado fazer as compras para a casa. “Minha ideia era doar para alguém na rua, que eu achasse necessitado, mas aqui fiquei sabendo que teria o drive-thru”, disse.

Lemos contou que sempre faz doações e agradeceu pelo trabalho que a FAS realiza na cidade.

As irmãs Maria Gabriela e Maria Carolina também foram ao local apenas para doar alimentos para a campanha Doe Solidariedade. Elas atravessaram o centro da cidade para entregar os produtos que lotaram o porta-malas do carro. “Desde o início da pandemia a gente sempre que pode faz doações de alimentos, até mesmo para pessoas que encontramos na rua”, contou a mato-grossense Maria Gabriela.

Parceria

O superintendente da Rede de Supermercados Condor, Wanclei Said, falou da satisfação de contribuir com a campanha Doe Solidariedade. “O Condor é uma empresa paranaense e estamos felizes em ajudar a Prefeitura a atender os curitibanos que neste momento de pandemia passam por dificuldades”, disse.

Desde o início da pandemia, o Condor se tornou um grande parceiro do município para o atendimento às famílias mais afetadas pela crise. Só em 2020, a empresa doou à FAS 180 toneladas de alimentos.

Pontos fixos

Como sempre acontece nas campanhas promovidas pela Prefeitura, as 22 lojas do Condor são pontos fixos de recebimento de donativos, assim como as 11 lojas dos supermercados Festval, além de 60 postos de combustíveis e 41 lojas dos Correios da cidade.

Também são pontos de coleta as dez Ruas da Cidadania, nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque Solidariedade, onde também foi instalado um drive-thru, e no Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

Veja quais são os pontos de coleta de doações no link https://bit.ly/3d4PaVU

Presenças

Participaram do evento a gestora de RH do Condor, Charmoniks Heuer, o gerente do Condor Nilo Peçanha, Ricardo Rocha, e os vereadores Marcelo Fachinello e Pier Paulo Petruzzielo, líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba.

E, ainda, a supervisora da FAS do Núcleo Regional Matriz, Vanessa Resquetti, e a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Maria Alice Erthal.