Grande Curitiba

Revitalizada, quadra de basquete recebe atletas do All Star Tatuquara

16 de julho de 2021 às 16:07
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Jovens que jogam basquete na quadra da Praça Soldado Wagner, no Tatuquara, ganharam um incentivo maior para a prática do esporte.

A Prefeitura fez uma revitalização da quadra, que estava bastante desgastada pela ação do tempo e por depredações. A jovem Rayana da Silva, uma entusiasta do esporte que integra o time de basquete All Star Tatuquara, disse que ela e os amigos faziam os reparos por conta própria.

O All Star Tatuquara disputa competições ranqueadas pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) e os torneios da BSS Sport, que promove competições importantes, como a Taça Curitiba de Basquete.

Quadro e pintura novas

“Nós fizemos um quadro de madeira improvisado porque o que estava ali não tinha mais condições”, explicou. Para buscar uma solução definitiva, ela resolveu trocar mensagens com o prefeito Rafael Greca nas redes sociais e relatou o problema.

Ciente do problema, o prefeito encaminhou a reivindicação para a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj).
Uma nova tabela de basquete com aro foi fixada na praça pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que cuida de parques e praças. Coube à Smelj pintar a quadra e fazer marcações do basquete para dar melhores condições aos esportistas.

“Quero agradecer ao prefeito que atendeu ao meu pedido para a reforma da quadra de basquete. Estamos felizes, a quadra ficou maravilhosa e segura, espero que outros jovens venham praticar o esporte que eu e meus amigos amamos”, comentou Rayana.

Fala Curitiba

Mas a reforma da quadra de basquete pode ser só o começo. Isso porque os moradores do Tatuquara se mobilizaram para eleger a revitalização da Praça Soldado Wagner como uma das prioridades no programa Fala Curitiba deste ano.

Os temas priorizados pela população seguem para a Câmara Municipal, para análise e composição do orçamento da cidade e execução em 2022, o que abre caminho para a remodelação do local no ano que vem.

Basqueteiros felizes

Além dos times amadores, o basquete é um esporte bastante difundido na região do Tatuquara. “A nova quadra ficou show de bola”, disse o morador Paulo Quadros, que arremessava a bola ao cesto com o filho Felipe Jesus Quadros.

A quadra é pequena (3m x 3m), mas mesmo assim é bastante disputada, principalmente nos fins de semana.

“É difícil conseguir lugar para jogar no final de semana. Aqui têm muitos times de basquete muito bons que treinam nos finais de semana”, garantiu Paulo.

Novos espaços

Braian Londiquisti Pires, titular do All Star Tatuquara, disse que a reforma da quadra foi muito importante para o time. “Nós treinamos nessa quadra, mas temos um projeto de pleitear que o basquete seja levado também para o ginásio do Centro de Esportes e Lazer Santa Rita”, disse Braian.

Atualmente o ginásio, que recentemente passou por reforma completa, tem estrutura para jogos de futebol de salão e vôlei. Teria que ser feita outra intervenção para implantação de duas tabelas e aros, além de nova pintura com as marcações de basquete.

O All Star Tatuquara existe desde os anos 1990, mas fixou base no Tatuquara nos últimos dois anos. “Nós somos em 15 jogadores, entre titulares e reservas. Mas tem ainda a diretoria e comissão técnica”, explicou Brain.

De acordo com ele, o objetivo do time é crescer e se projetar para disputar competições importantes. Por isso a luta por obter espaços públicos adequados para treinamento. “Nós temos até patrocinador, que é a empresa Conter Fire, aqui do Tatuquara. Com uma estrutura adequada será um incentivo e tanto para atingirmos nossos objetivos”, justificou.