Grande Curitiba

Mesa Solidária da Tiradentes faz um mês e já distribuiu 6,6 mil refeições

23 de julho de 2021 às 18:54
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Desemprego, o motorista Adriano Medeiros, 49 anos, passa o dia distribuindo seu currículo por empresas de Curitiba. No fim do dia, a fome bate mais forte e, há um mês, ele mantém a rotina de jantar no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, próximo à Praça Tiradentes, no Centro.

“É uma grande ajuda pra nós isso aqui. Estou sem dinheiro pra comer em restaurante ou mesmo comprar mantimento para fazer em casa. Aqui posso vir todo dia e me alimentar”, conta ele.

Inaugurado pelo prefeito Rafael Greca no fim de junho, o Mesa Solidária Luz dos Pinhais é o quarto ponto do programa municipal que distribui refeições gratuitas para a população carente em espaços públicos limpos e com acesso à higienização.

Lançado em dezembro de 2019, o Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura – como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico – com mais de 50 entidades parceiras – entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua – que adquirem, preparam e servem os alimentos. Até agora já foram distribuídas mais de 350 mil refeições nos quatro pontos.

O Mesa Solidária Luz dos Pinhais fica na Rua Barão do Serro Azul, 81, esquina com a Travessa Nestor de Castro (atrás da Catedral). Os outros pontos do programa são: os Restaurantes Populares da Rui Barbosa e Capanema (Centro) e no Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças).

O aposentado Orlando Muniz, 70 anos, conta que sua renda mensal o obriga a escolher entre manter as contas em dia ou ter dinheiro para todas as refeições. “Sou das antigas. Prefiro não ter dívidas”, conta ele.

Assim, seu Orlando agora janta no Mesa Solidária Luz dos Pinhais. “Esse projeto é uma coisa muito boa, tem uma comida maravilhosa e muito equilibrada. Deus abençoe a Prefeitura porque isso pra mim é a salvação da lavoura”, agradece ele.

Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, ressalta que o Mesa Solidária é um programa que só existe pela mobilização do poder público e da comunidade. “A Prefeitura e entidades parceiras estão dando mais dignidade às pessoas carentes, que podem se alimentar em espaços limpos e mais confortáveis e não no meio-fio ou ao relento em praças ou marquises”, observa.

Parcerias

Atualmente, 14 parceiros da Prefeitura, entre entidades religiosas, ONGs e voluntários, servem refeições no Mesa Solidária Luz dos Pinhais. O Café Solidário Perpétuo Socorro é uma das instituições que atuam no local. Segundo Carlos Henrique Staes, idealizador e fundador do Café Solidário, a localização estratégica do espaço – no coração de Curitiba – tem beneficiado mais cidadãos em risco social.

“Neste espaço acolhedor estamos atendendo irmãos e irmãs em situação de rua que circulam pela região ou estão de passagem”, disse Staes. O Café Solidário também atua no Restaurante Popular do Capanema.

O Terreiro Vovó Benta foi a primeira entidade parceira do Mesa Solidária a fazer a distribuição de alimentos no espaço próximo à Praça Tiradentes. Segundo Lilian Maria Dallastra, representante da instituição religiosa, o trabalho social realizado no local e em outros pontos do Mesa contribui para reduzir os efeitos negativos da pandemia.

“Auxiliar o próximo levando amor em forma de comida nutritiva, fresca e quentinha é mais do que um ato solidário, é ser realmente humano”, diz Lilian. O Terreiro Vovó Benta também distribui refeições no Restaurante Popular do Capanema e no Centro POP Plínio Tourinho.

Por estar em frente ao Memorial à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (padroeira de Curitiba), o novo ponto do Mesa Solidária recebeu o nome de Mesa Solidária Luz dos Pinhais. O local tem 120 lugares, com capacidade para atender por período até 500 pessoas, mas durante a pandemia teve sua capacidade reduzida pela metade (60 lugares). O imóvel recebeu coloridos painéis criados pelo artista curitibano Ferge e conta com pias e banheiros para higienização do público atendido.

Voluntários e entidades que distribuem refeições no Mesa Solidária Luz dos Pinhais

  • Terreiro Vovó Benta
  • Projeto Luz
  • Café Solidário Perpétuo Socorro
  • Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra)
  • Café com Fé
  • Do Sofá pra Rua
  • Bendicta Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro
  • Fazer o Bem A Quem Não Tem
  • Amigos Solidários
  • Dando Sopa Aqui e Ali
  • Soul Pah
  • Fome tem Pressa
  • Voluntários Luciane/Lidio/ Gilson
  • Somos SMSAN