Grande Curitiba

Nova iluminação destaca os monumentos da Praça 19 de Dezembro

23 de julho de 2021 às 16:11
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os monumentos históricos da Praça 19 de Dezembro – o painel com desenhos do artista curitibano Poty Lazzarotto, as obras em granito do marco do centenário de emancipação do Paraná e as estátuas do homem e da mulher nus – ganharam um novo destaque nas noites curitibanas. A praça, que fica no Centro de Curitiba, recebeu uma nova iluminação cênica, com luminárias de led mais modernas, eficazes e econômicas.

As obras foram feitas pelo Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Os trabalhos começaram no início do mês de julho e foram concluídos nesta quinta-feira (22/7).

O prefeito Rafael Greca enalteceu o novo sistema de iluminação da praça. “A Praça 19 de Dezembro, monumento estadual de 1953 – Centenário do Paraná – ganhou hoje nova iluminação em led eficiente. Luz sustentável, sem desperdício de energia, energeticamente correta”, afirmou o prefeito pelas redes sociais.

Também foram substituídas as luminárias decorativas de lâmpada 150W por luminárias de led 60W.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a nova iluminação em led gera maior eficiência de luminosidade e menor gasto de energia. “São luminárias mais modernas, que garantem melhor conforto visual e destacam os monumentos históricos da praça”, disse Rodrigues.

As luminárias de led reduzem em mais de 50% o consumo de energia e têm uma vida útil maior, podendo atingir a durabilidade de 50 mil horas ou até 6 anos.

Praça 19 de Dezembro

A Praça 19 de Dezembro é marco do centenário de emancipação do Paraná e abriga um conjunto de monumentos formado por obras de importantes artistas paranaenses. Nela estão o painel de granito executado em relevo por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, que representa os ciclos econômicos do Estado; o painel com desenhos de Poty Lazzarotto em azulejos coloridos; o obelisco de concreto armado com o símbolo do Estado; e as estátuas do Homem Nu, que homenageia o trabalhador paranaense, e da Justiça (Mulher Nua), feitas também por Stenzel e Cozzo.