Grande Curitiba

Americano usa blocos de Lego para homenagear o trabalho da FAS

26 de julho de 2021 às 11:57
(Foto: Andre Wormsbecker)

COM ASSESSORIAS – O trabalho de atendimento a pessoas em situação de rua desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) foi retratado em Lego. Os famosos blocos de montar mostram o dia a dia das equipes do resgate social com os serviços de abordagem e a oferta de água mineral que acontece em praças da cidade.

As criações são do norte-americano Daniel Bakken, 39 anos, que há sete mora em Curitiba. Ator e coreógrafo, Daniel conheceu o trabalho da FAS da janela do apartamento em que morava, em frente à praça Tiradentes, no Centro, um dos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua na cidade.

“Via diariamente o trabalho da FAS e testemunhar tanta compaixão por essas pessoas que vivem nas ruas realmente me trouxe inspiração”, conta o ator, que veio para Curitiba a trabalho para uma companhia de teatro e cinema. Daniel começou a montar cenários com peças de Lego para postar em uma rede social em junho do ano passado.

Distração

Ele viu no brinquedo uma distração importante para encarar o distanciamento social imposto pela covid-19. “O trabalho no teatro e no cinema parou, então eu sabia que precisava de algum tipo de expressão criativa para focar durante a pandemia. Foi aí que entrou o Lego”, explica.

Segundo Daniel, os blocos de montar também se tornaram uma forma de continuar a explorar a cultura brasileira e curitibana, mantendo uma distância social segura. Muitas das minhas construções foram inspiradas em Curitiba.”

O ator não sabe quantas criações já fez usando Lego, desde que elas passaram a ser seu momento de distração. “Todo mês eu compro um pequeno conjunto de Lego. Como não tenho tantas peças, desmonto cada trabalho antes de começar outro e isto dói um pouco”, conta.

Daniel diz que o teatro o ajuda a superar essa dificuldade. “Ele me ensinou a ver a beleza da arte, que é apenas temporária”, explica.

Tio Brick

Daniel e a esposa moram hoje em outro bairro, o Bigorrilho, e mesmo distante do centro da cidade o ator continua a construir peças em homenagem à FAS. Todas as criações são fotografadas e mostradas em um perfil que mantém no Instagram com o nome Tio Brick (@tiobrick). “Escolhi esse nome porque meu interesse por Lego me torna muito popular entre meus sobrinhos que moram em Wisconsin, nos Estados Unidos.”

Antes de se mudar para o Brasil, Daniel morava em São Francisco, Califórnia. Ele conta que quando era criança chegou a ter jogos de Lego, mas que se não fosse a pandemia não o teria redescoberto.

O ator ainda vê como incerto o futuro pós-pandemia, mas já imagina que o Lego não fará parte de sua vida com tanta frequência. “Meu primeiro amor é viajar e não é fácil fazer isso com muitos Legos”, diz.