Grande Curitiba

CuritibaPrev esclarece dúvidas dos novos servidores

26 de julho de 2021 às 18:28
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Profissionais do magistério que tomaram posse no mês de julho participaram, na tarde de sexta-feira (23/7), de reunião virtual com a diretora de Previdência da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba CuritibaPrev – Aprev do Servidor, Jocelaine Moraes de Souza.

Desde a Reforma da Previdência de 2019, tornou-se obrigatório que todo município ofereça a previdência complementar aos servidores. Na Prefeitura de Curitiba, a previdência obrigatória é de responsabilidade do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), e a CuritibaPrev é a complementar.

Na conversa, a diretora explicou que o plano oferecido pela CuritibaPrev aos servidores que ingressam no serviço público desde setembro de 2017 é o Plan1, que tem rendimento padrão de 100% ao mês. Isso porque, nele, a Prefeitura, que é a patrocinadora do plano, contribui com o mesmo valor da contribuição normal do participante. Isto é, para cada um real pago pelo participante, a patrocinadora também deposita um real.

“A previdência complementar não é só um desconto no seu contracheque no fim do mês, é um investimento para o futuro. É como se, hoje, você estivesse pagando por uma fatia da pizza, para que, lá na frente, quando for se aposentar, possa levar a pizza inteira”, comparou a diretora aos participantes da reunião.
Beneficiários da previdência complementar

Jocelaine destacou também que cabe ao servidor cadastrar seus beneficiários, aquelas pessoas que receberão sua previdência caso o servidor venha a falecer. Por isso, é fundamental que os participantes da CuritibaPrev mantenham seus dados atualizados. É possível cadastrar quantos beneficiários quiser, sem custos adicionais. O beneficiário não precisa ser um familiar, pode ser qualquer pessoa.

Para os servidores que queiram extinguir seu vínculo com o patrocinador antes da aposentadoria, o dinheiro não é perdido e eles têm quatro opções. Poderão resgatar o saldo total, incluindo as contribuições do patrocinador; fazer a portabilidade para outro plano de previdência de forma integral; optar pelo autopatrocínio, ou seja, tornar-se seu próprio patrocinador e continuar contribuindo; permanecer vinculado ao plano da CuritibaPrev até o momento da aposentadoria, sem contribuindo.

“O dinheiro guardado pertence ao participante, fica vinculado àquele CPF. O servidor pode ficar tranquilo”, reforçou Jocelaine, que trabalha na área de previdência há mais de duas décadas.

A extinção do vínculo é caracterizada pelo momento em que o participante deixa de ser servidor como, por exemplo, se ele sair da Prefeitura para trabalhar noutra instituição. Neste momento, o Município deixa de patrocinar a previdência complementar.

Adesão

Na conversa, a diretora informou que a adesão dos novos servidores à previdência complementar é automática desde o momento da nomeação, mas que é facultativa e pode ser interrompida a qualquer momento pelos participantes.

Jocelaine orienta a todos os novos servidores que façam a adesão à previdência complementar, e que não recusem o benefício oferecido pela Prefeitura. Se for necessário, o servidor pode suspender a contribuição temporariamente e voltar depois.

Para aquelas pessoas que continuam em dúvida sobre aderir à previdência complementar, o site da CuritibaPrev oferece um simulador para que os servidores façam as projeções de quanto devem investir e qual retorno terão no futuro.

Também é possível conhecer mais sobre os planos e esclarecer algum ponto mandando e-mail para o endereço eletrônico [email protected] ou agendando atendimento. Os telefones são 3350-9604 ou 3350-9040.