Grande Curitiba

Guarda Municipal treina profissionais para serviços de escolta e abordagem

26 de julho de 2021 às 18:27
(Foto: Divulgação/GM)

COM ASSESSORIAS – Agilidade, atenção e eficiência são as principais características da função de batedor, desempenhada pelo profissional de segurança pública ou defesa social com o uso de motocicletas. Características que são fundamentais para o transporte emergencial de órgãos, a escolta de autoridades, a perseguição e abordagem a criminosos e que são o foco de capacitação específica ofertada pela Guarda Municipal.

Em treinamento, a nova turma iniciou os trabalhos na semana passada. Além da participação de cerca de 30 guardas do Grupo Tático de Motos (GTM) de Curitiba, foram disponibilizadas três vagas para integrantes do Exército. A oferta do curso integra a programação em comemoração aos 35 anos da Guarda Municipal.

De acordo com o instrutor do curso e gerente do Grupo de Trânsito (GTran) da GM, Edison Bretas Junior, para que a atividade seja feita com excelência é necessário que o profissional demonstre mobilidade e flexibilidade no uso da motocicleta.

“Essas habilidades permitem ao guarda transpor inúmeros obstáculos físicos durante o percurso, que tem como consequência a redução do tempo de resposta à ocorrência, desde o seu acionamento até a chegada ao local”, explica ele.

Ofertada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional da GM, a capacitação tem cerca de 150 horas de duração (três semanas) e abrange conteúdos de obstáculos com cones, pista de terra, alta velocidade e vias públicas. Segundo o gerente do GTran, cerca de 98% do curso é prático, todo desenvolvido em locais apropriados e seguros.

Velocidade

Na terceira etapa, realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, o curso conta com a participação do bicampeão brasileiro de motovelocidade Mauriti Júnior, para treinamento e condução de motocicletas em alta velocidade.

“O treinamento tem por objetivo preparar e habilitar os guardas para padronizar as atividades de batedor, além de evidenciar autoconfiança, coragem, decisão, disciplina intelectual, equilíbrio emocional, iniciativa, responsabilidade, tato, perspicácia e flexibilidade”, descreve Bretas.

O supervisor da Guarda Municipal de Curitiba, Luiz Antônio Rubin, é um dos organizadores pedagógicos do curso.

“O curso de Formação de Batedores foi construído para que o aluno e a aluna sejam colocados em uma situação de pressão maior que o normal. Nesta situação, os profissionais têm condições de atender qualquer demanda para a qual forem convocados, sem terem dúvidas de suas funções”, afirmou Rubin.

Para o instrutor de motociclista da Guarda Municipal de Curitiba Carlos Renato de Almeida cursos como estes habilitam os batedores de Curitiba a atender qualquer situação.

“As escoltas na GM começaram com o advento da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, sendo a única guarda do Brasil a fazer oficialmente as escoltas na Copa em Curitiba. Eu já estou no Grupo Tático de Motos (GTM) há seis anos e posso garantir que a GM de Curitiba é hoje a mais preparada do Brasil neste tipo de atividade”, disse Almeida.

Abordagem de repercussão

Há um ano, imagens da abordagem e da prisão efetuada por guardas municipais contra um suspeito de roubo a residência preso na Rua Brasílio Itiberê, no bairro Rebouças, viralizou nas redes sociais. Imagens feitas com a câmera GoPro individual utilizada pela equipe do GTM mostraram toda a ação: desde o início da perseguição até a efetiva abordagem e prisão do indivíduo, reconhecido pelas vítimas.

“Toda a ação se desenvolveu com base em ensinamentos de capacitações como esta, durante a qual desejamos que mais profissionais atualizem seus conhecimentos para poder prestar atendimentos de qualidade à população”, acrescenta Bretas.

A atividade de escolta, com destaques na Copa do Mundo de 2014 e carreatas presidenciais, é desenvolvida pela Guarda Municipal desde o ano de 2013.