Grande Curitiba

Acompanhamento pediátrico regular é fundamental para a saúde das crianças

27 de julho de 2021 às 15:47
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Consultas médicas regulares com pediatras, desde as primeiras fases da criança até a adolescência, fazem parte da rotina de cuidados de diversas famílias curitibanas atendidas pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano dos servidores da Prefeitura e seus dependentes. Somente no Centro de Saúde do Rebouças, cerca de duas mil crianças e adolescentes são atendidos mensalmente na área pediátrica.

O local conta com 13 profissionais para diagnóstico e tratamento especializado com isenção de coparticipação. Durante as consultas, são verificados se a criança está atingindo os marcos de cada estágio de desenvolvimento, como ganho de peso e estatura, reações frente a estímulos, desenvolvimento da fala e outras habilidades esperadas para cada idade.

Segundo a pediatra do ICS, Jeanine Bertogna, o aconselhamento pediátrico também faz parte desse acompanhamento.

“É função do pediatra dar orientações sobre aleitamento materno, vacinas, sono, alimentação, prevenção de acidentes, entre outros esclarecimentos e dúvidas. É um momento de cooperação, em que os pais precisam de alguém habilitado para ajudar a cuidar adequadamente de seu filho”, afirma Jeanine.

“As consultas ao pediatra não são somente em caso de doenças, é necessário consultá-lo com frequência para que ele avalie a criança e faça os direcionamentos adequados. Avaliações e orientações oftalmológicas e odontológicas, por exemplo, ocorrem nos primeiros meses de vida e em alguns casos passam despercebidas pelos pais”, explica a médica.

As consultas regulares podem prevenir ou detectar precocemente algumas doenças, permitir tratamentos mais adequados e com mais chances de plena recuperação.

Além do Centro de Saúde, os beneficiários do ICS dispõem de assistência ambulatorial e emergencial pediátrica em clínicas e hospitais credenciados de Curitiba e laboratórios para exames complementares.

Consultas

As consultas podem ser marcadas pelo Portal do Beneficiário, Teleatendimento, no 3131 6100, todos os dias da semana, das 6 horas às 22 horas, ou pelo aplicativo, disponível no Google Play e na Apple Store.

Programa Nascer

Para assistência pediátrica, o ICS também conta com o Programa Nascer, destinado a crianças de zero a 1 ano de idade. O programa garante atenção integral com consultas mensais remarcadas pelo próprio pediatra e atendimento amplo, para que haja tempo para uma boa avaliação e orientação adequada.

Profissão

O Dia do Médico Pediatra é celebrado nesta terça (27/7). A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910. Dedicada ao estudo dos problemas e patologias infantis, a entidade preencheu uma lacuna desse segmento no Brasil.