Grande Curitiba

Mil profissionais trabalham para Curitiba ultrapassar 1 milhão de vacinados

27 de julho de 2021 às 16:04
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (26/7), Curitiba ultrapassou um milhão de pessoas vacinadas com ao menos uma dose da vacina contra covid-19. Já são 1.006.836 moradores da cidade atendidos com a primeira dose ou a dose única do imunizante. No início da tarde de segunda, a notícia da chegada a esse marco corria entre os corredores dos 18 pontos de vacinação da cidade e era comemorada pelo cerca de mil profissionais envolvidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na imunização.

Desde janeiro, a cidade conta com um “batalhão da imunização”, que se dedica diariamente a promover o avanço da aplicação das vacinas, a principal ferramenta de combate ao novo coronavírus.

Até esta segunda-feira (26/7), os profissionais aplicaram ao menos uma dose em 69,3% do público-alvo (pessoas com 18 anos ou mais). A marca também significa que mais da metade da população total da cidade (51,7%) tomou ao menos uma dose.

Progressos como este indicam que a cidade está no caminho para que todos tenham completado seu esquema vacinal e renova o ânimo dos profissionais envolvidos. Nesta terça-feira (27/7), eles receberam uma mensagem de agradecimento do prefeito Rafael Greca.

“Curitiba é grata aos profissionais da saúde e a todos os envolvidos nesta logística. Meu coração de prefeito se alegra em vez mais em ver Curitiba imunizada”, disse Greca.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, também destacou o trabalho das equipes para que Curitiba avance na vacinação contra a covid-19. “Esses profissionais têm mostrado grande comprometimento para que Curitiba supere esta pandemia. Nos orgulhamos da dedicação e acolhimento que demonstram em cada dose aplicada. Vamos seguir com essa dedicação para que a cidade chegue o mais rápido possível à imunização completa”, falou a secretária.

Além dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde na linha de frente de aplicação e organização do fluxo de pessoas, o time da imunização curitibana conta pessoas de diferentes áreas: motoristas; guardas municipais, equipes das administrações regionais e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, além do Exército e de estagiários de faculdades e cursos técnicos.

Esse esquadrão tornou possível a vacinação não só no Pavilhão da Cura, mas também em diversos pontos da cidade, respeitando as normas sanitárias de segurança.

Reconhecimento

Todo esforço logístico e de recursos humanos para levar a vacina à população de forma mais rápida e segura tem o reconhecimento da população, por meio de elogios e agradecimentos. O pedagogo Alexandre Zimoski da Silva, 36 anos, que recebeu sua primeira dose da vacina no dia em que a cidade ultrapassou 1 milhão de vacinados, mostrou satisfação com a atenção recebida.

“É um trabalho valoroso que estão fazendo, um atendimento excepcional, de uma cordialidade gigante com cada pessoa. Certamente estão tendo um trabalho árduo e temos de parabenizar pelo esforço deles para nos trazer dias melhores”, diz o pedagogo.

O retorno positivo dos curitibanos, conta a dentista Bruna Hamamoto Shigueoka, é um incentivo para que os profissionais renovem o ânimo para seguir o trabalho intenso. Desde março, ela se alterna entre os atendimentos odontológicos na unidade de saúde e aplicando doses do imunizante anticovid.

“Tentamos aplicar a última dose do dia com o mesmo ânimo que a primeira aplicação porque para cada pessoa este é um momento especial. Muitas ainda não conheciam o trabalho da saúde pública e é bom ver que ficam com uma boa impressão”, fala Bruna.

Capacidade logística

Com apoio desses profissionais, Curitiba tem atualmente uma logística para a imunização contra a covid-19 capaz de vacinar mais de 30 mil pessoas em um único dia. O que dita a velocidade do avanço na imunização é o recebimento de novas remessas.

Quem viveu o começo dessa história celebra a ampliação da cobertura vacinal na cidade. A enfermeira UPA Boa Vista Silvana Maria Bora foi a primeira curitibana a receber o imunizante na cidade, em 20 de janeiro, e continuou atuando no atendimento de pessoas contaminadas com no novo coronavírus. Ela vê com esperança a vacinação para o fim de casos graves e mortes.

“Vejo no meu dia a dia que a vacina é eficaz, com a redução dos internamentos graves na UPA. Fico muito feliz em simbolizar o começo disso tudo em Curitiba e muito mais em saber que cada dia mais pessoas estão ficando protegidas”, diz a enfermeira que trabalha para o SUS Curitibano há 20 anos.

Ela diz esperar que a população siga com a alta adesão ao imunizante e não descuide da data para a segunda dose, que pode ser conferida na plataforma Saúde Já Curitiba.