Grande Curitiba

Startup do Worktiba e Bom Negócio cria aplicativo para MEIs

27 de julho de 2021 às 15:55
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Gestão financeira e presença digital são “calcanhares de Aquiles” de muitos microempreendedores individuais (MEIs). De olho nessas e outras dificuldades dos pequenos negócios, os sócios Yara Lúcia de Menezes Garcia, Cleber Lecheta Franchini e Dongley Martins criaram a startup curitibana Okaut, que oferece um aplicativo com vários serviços customizados para MEIs, como controle financeiro, cadastro digital de clientes e vitrine virtual.

“Seja por necessidade ou por vocação, o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Só que nem todos estão preparados para enfrentar as agruras do mercado que faz com que seis em cada dez empresas fechem as portas antes dos cinco primeiros anos de vida. Ciente disso, criamos a Okaut para ajudar os MEIs”, afirma Yara.

No começo deste ano, a Okaut ingressou no Worktiba Barigui e seus sócios se capacitaram na turma do primeiro semestre do Bom Negócio.

A startup curitibana nasceu em 2020, quando os sócios desenvolveram a plataforma e iniciaram os testes do MVP (produto mínimo viável). Em janeiro deste ano, o aplicativo Okaut entrou no ar e a empresa entrou no Worktiba Barigui, um dos três coworkings públicos gratuitos do município. Atualmente, 45 startups e empreendedores estão nos Worktibas Barigui, Cine Passeio e Boqueirão.

“Entramos no Worktiba para termos mais conexões dentro do ecossistema do Vale do Pinhão. Sabemos que só vamos crescer com mais parcerias, dividindo experiências e conhecendo pessoas que têm habilidades que podem ser complementares a nossa”, conta Yara.

Bom Negócio

Mas faltava maior experiência em vendas para os fundadores da Okaut conquistarem novos clientes para o serviço. “Foi aí que resolvi me inscrever no Bom Negócio”, lembra Yara, que se formou em junho na Rota 3 do primeiro semestre do programa da Prefeitura, última etapa da capacitação em gestão empresarial voltada ao fomento à inovação.

Segundo a empreendedora, o curso a ajudou a aprofundar seus conhecimentos de gestão financeira e também a trabalhar novas estratégias de prospecção ativa de clientes para o aplicativo. “Hoje, temos 342 MEIs cadastrados nos nossos serviços on-line”, conta Yara. A maioria ainda usa as funções gratuitas do app (cadastro cliente, loja virtual e agenda). A ferramenta de gestão financeira é paga e tem uma taxa mensal de R$ 15.

Até o fim do ano, os sócios esperam chegar ao ponto de equilíbrio, com mais assinaturas e vendas pela vitrine virtual.

Novas turmas

Já estão abertas as inscrições para as aulas on-line da Rota 3 do segundo semestre do Bom Negócio. São 80 vagas para as duas turmas, com início em 17 de agosto (40) da Uninter e 6 de setembro (40) da Faculdade Fiep. As inscrições para a última rota do programa do Vale do Pinhão podem ser feitas até 15 de agosto.

A Rota 3 é a última etapa da capacitação semestral e é ofertada à distância em uma parceria da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação com a Uninter e a Faculdades Indústria Fiep.

Também são ofertadas as rotas EAD 1 e 2 do Bom Negócio, que continuam com inscrições sempre abertas e cursos ativos no site do programa.

Para participar da Rota 3, é obrigatório o empreendedor ter concluído as capacitações das rotas 1 e 2.

Serviço

As inscrições da Rota 3 do Bom Negócio, neste segundo semestre, já estão abertas e podem ser feitas no link do site do programa até o dia 31 de julho. As rotas EADs 1 e 2 do Bom Negócio continuam com inscrições sempre abertas e com cursos ativos também na plataforma.