Grande Curitiba

Orquestra à Base de Sopro faz homenagem a Osiel Fonseca

28 de julho de 2021 às 15:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Novo vídeoclipe da Orquestra à Base de Sopro será em homenagem ao compositor e pianista Osiel Foncesa. Falecido em 2008, o músico paranaense faria aniversário nesta sexta-feira (30/7), dia em que será lançada a nova produção. A transmissão acontece ao meio-dia, via redes sociais do Conservatório de MPB e Fundação Cultural de Curitiba (links abaixo).

O público poderá conferir a composição Brasis, de Osiel, com direção musical de Sérgio Albach. O vídeo foi gravado com cada músico em sua casa, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid da Secretaria Municipal da Saúde.

A música apresenta inusitadas misturas de estilos, confirmando a versatilidade e talento do homenageado.

“Dono de uma personalidade reservada, Osiel não transparecia a intensidade que tinha com tudo que o cercava. A qualidade artística das composições e competência como instrumentista sobrevive ao tempo”, comentou o também pianista Sérgio Justen, amigo de Osiel e professor do Conservatório de MPB.

Suas composições passaram por várias fases. Na primeira delas, aos 15 anos de idade, constam peças para piano que soavam como Debussy, com o detalhe de que o músico nunca tinha tido professor de piano. Justen reforça: “Parecia o músico encarnado. Era um milagre genuíno da natureza, muitas vezes lembrei desse fato para justificar a existência de Deus.”

Nascido em 30 de julho de 1975, começou seus estudos musicais em Antonina (PR), na “Filarmônica Antoninense”, tocando clarinete. Apenas em 1991 teve sua primeira aula de piano, quando demonstrou uma técnica pianística consolidada, surpreendendo a professora Maria Elena Passos.

Depois, em Curitiba, Osiel estudou com Roberto Gnattali e suas músicas ganharam os padrões estéticos de choros e baiões. Em seguida, a religião passou a influenciá-lo, numa fase que pode ser identificada pelo amadurecimento das composições.

Em pouco tempo passou a integrar a Orquestra à Base de Corda, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão, grupos do CMPB. Além de compositor, atuou como arranjador e professor, conquistando a admiração e o reconhecimento da área musical e do público.

Serviço: Orquestra à Base de Sopro faz homenagem a Osiel Fonseca

Data: sexta-feira, (30/7), às 12h
Facebook da Fundação Cultural: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
Facebook do Conservatório: https://www.facebook.com/conservatorio.mpb.curitiba