Grande Curitiba

Pessoas em situação de rua são atendidas com acolhimento e cobertores

29 de julho de 2021 às 11:37
(Foto: Ricardo Marajó/FAS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quarta-feira (28/7), 68 pessoas em situação de rua abordadas pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS), mas que preferiram não seguir para os abrigos de acolhimento, receberam cobertores para se proteger do frio. Foi a maior quantidade distribuída desde que a Prefeitura iniciou a Ação Inverno – Curitiba Que Acolhe, em 15 de maio, para proteger esse público do inverno rigoroso.

A medida teve o objetivo de manter as pessoas aquecidas e evitar o risco de hipotermia durante a noite e madrugada, quando foi registrada a temperatura mínima de – 0,8ºC, mas com sensação térmica que chegou a – 6,5ºC.

Com a previsão de continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas todas as noites para ofertar atendimento à população de rua. O trabalho acontece sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 9 graus. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas seguem baixas até o próximo sábado (31/7).

Quando há recusas de atendimento, as equipes da FAS também reforçam a abordagem social, principalmente às pessoas que têm problemas de saúde. “Nossas equipes conhecem os cidadãos que vivem em situação de rua e sabem quem precisa de maior acompanhamento. Nestes casos, são feitas várias abordagens durante toda a noite para garantir a integridade física dessa população”, explica o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Durante a noite e madrugada, foram feitas 406 abordagens sociais a pessoas que estavam nas ruas desprotegidas. Em 258 situações as pessoas se recusaram a seguir com as equipes para abrigos do município, apesar do frio registrado na cidade.

Sobram vagas

Como acontece todas as noites, sobraram vagas de acolhimento nas unidades do município. Das 2.047 que podem ser ocupadas, 942 ficaram ociosas durante toda a noite, quando as equipes da Fundação percorreram toda a cidade em busca de pessoas desabrigadas.

Protegidas, 1.105 pessoas dormiram nos acolhimentos do município. A busca espontânea pelo serviço foi feita por 448 pessoas. Nos abrigos são ofertados banho, roupas limpas, alimentação e cama quente.

Outras 148 pessoas foram levadas até as unidades pelas equipes da FAS. As demais, já são acolhidas permanentemente pelo município.

A FAS recebeu 425 pedidos para atendimento a pessoas em situação de rua pela Central 156 e em 148 situações as equipes estiveram nos endereços indicados, mas já não havia mais ninguém no local.

Por estar debilitada, uma pessoa foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outra para uma unidade de isolamento, por apresentar sintomas gripais.

Nove animais de estimação foram acolhidos com seus donos em unidades que possuem canis. Nesses locais, eles também dormem aquecidos, além de receber ração e água.

Ações intensificadas

Como acontece todos os anos, a FAS intensifica o trabalho de abordagem social quando há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 9ºC. Das 18h às 24h, entre 16 e 21 equipes percorrem toda a cidade em busca de quem está desprotegido na rua.

Depois deste horário, o trabalho segue o cronograma diário estabelecido pela Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES), que conta com sete equipes.

População pode ajudar

A população pode ajudar a proteger as pessoas em situação de rua ligando para a Central 156 ou acessando o serviço pelo app Curitiba 156. Basta informar o endereço em que a pessoa se encontra e uma equipe da FAS irá até o local para oferecer atendimento.