Grande Curitiba

Antigo depósito de resíduos dá lugar a horta em conjunto da Cohab

30 de julho de 2021 às 16:01
(Foto: Rafael Silva)

COM ASSESSORIAS – Um terreno vago deixou de ser incômodo e passou a ser benefício para as famílias que vivem no conjunto Moradias Faxinal, empreendimento de 415 unidades entregue pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), no Santa Cândida. O local que estava sendo utilizado para despejo irregular de resíduos foi transformado por moradores em uma bela horta para servir à comunidade.

“As hortas urbanas representam segurança alimentar, dedicação comunitária e embelezam nossos bairros. Além de fornecer alimentos saudáveis, contribuem para estreitar os laços entre os moradores”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A conclusão do Moradias Faxinal aconteceu em 2019. O conjunto foi destinado para famílias que viviam em situação de risco social nas margens do rio Atuba.

“Este é um conjunto emblemático, no qual implantamos as primeiras unidades do projeto Cohab Solar, algo inédito na história do programa habitacional de Curitiba”, relembra o prefeito.

Em 2018 foram entregues 26 casas do Moradias Faxinal equipadas com painéis fotovoltaicos, que transformam radiação solar em energia elétrica para uso doméstico. Os equipamentos garantem reduções de até 80% nas contas de luz das famílias beneficiadas.

Horta

Devido a mudanças no projeto, o lote na esquina das ruas Paulino Franco de Carvalho e Jair do Nascimento César não teve moradias construídas, conforme estava previsto inicialmente.

Com o passar dos meses, o terreno começou a ser utilizado para descarte de restos de construção e outros dejetos, fato que incomodava bastante a vizinhança.

Para solucionar o problema os moradores tiveram a ideia de implantar uma horta – iniciativa que foi adotada pela Cohab e Administração Regional Boa Vista.

Em março, equipes da Regional fizeram a limpeza do local e retiraram 13 caçambas com resíduos. O terreno foi cercado e o morador Paulo César Borges, 47 anos, ficou responsável por preparar a terra e cuidar da horta.

“Iniciativas como esta servem de exemplo para outras localidades. Quando a Cohab entrega as moradias populares elas passam a fazer parte da cidade e o papel dos moradores é fundamental para que os espaços fiquem bem cuidados. A comunidade do Faxinal está de parabéns pelo capricho”, disse o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Variedade

Paulo é aposentado e morador do Faxinal há quatro anos. Nascido no norte do Paraná, ele conta que sempre gostou de mexer com a terra. Todo dia ele vai até a horta para fazer algum trabalho.

“Venho colocar adubo, plantar, limpar, colher o que tem. É o melhor jeito de ocupar a cabeça, com algo que sempre gostei”, afirma Paulo.

Na horta tem quatro tipos de alface, cebolinha, salsinha, couve, almeirão, chicória, beterraba, cenoura, brócolis, acelga, rabanete, repolho, mandioca, batata-doce, abacaxi, tomate e escarola. Tudo que Paulo colhe é distribuído entre os vizinhos.

Margem do rio

Há 200 metros dali há outra iniciativa semelhante. Ao lado do Moradias Faxinal há uma área que margeia o Rio Atuba, em frente à Rua Idalino Francisco Tulio, onde a Prefeitura implantou cancha esportiva de areia. Ao lado dela, outros moradores organizaram hortas.

A recicladora Maria Antunes Cardoso, 64 anos, reveza os dias em que sai com seu carrinho para coletar materiais recicláveis e os dias em que se dedica à horta. “Antes de montarmos a horta, jogavam lixo aqui, o terreno era muito feio”, lembra.

O espaço conta com alface, couve, cebolinha, salsinha e almeirão. E da mesma forma, tudo que é colhido é distribuído entre os membros da comunidade.