Grande Curitiba

Drive-thru facilita retomada do recolhimento de eletroeletrônico

5 de agosto de 2021 às 11:13
Prefeitura retoma o recolhimento de eletroeletrônicos. (Foto: Divulgação (arquivo))

COM ASSESSORIAS – O recolhimento de lixo eletroeletrônico promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que havia sido interrompido no início da pandemia, volta a ser feito a partir deste sábado (7/8). Agora o lixo pode ser entregue também no sistema drive-thru, sem sair do carro, todo primeiro sábado de cada mês.

Neste sábado, o recolhimento será das 9h às 15h nos parques Barigui, Bacacheri, São Lourenço e Tingui, na Praça Professora Hildegard Schmah do Portão e na Rua da Cidadania do Cajuru (acessos na lista abaixo).

“A ideia é tornar ainda mais fácil o descarte correto dos equipamentos que, no meio ambiente, podem causar danos e agora com o sistema drive-thru temos mais segurança sanitária para retomar o recolhimento”, explica a gerente de Educação Ambiental da secretaria, Leila Maria Zem.

Associações do Ecocidadão (catadores de materiais recicláveis) fazem a recepção do material e ficam responsáveis pela coleta, separação e destinação correta dos materiais.

Podem ser entregues equipamentos como ar-condicionado, microondas, TVs, torradeiras, batedeiras, aspiradores, ventiladores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores, carregadores de celular e afins.

Partes plásticas dos equipamentos são separadas e vendidas pelas associações. Já as tóxicas são encaminhadas a empresas especializadas para descontaminação.

Destinação correta

Além da coleta de lixo eletrônico, Curitiba tem coleta domiciliar e de recicláveis porta-a-porta; recolhimento de lixo tóxico mensal nos terminais; e, sob demanda, para entulhos e vegetais. Existem, ainda, ecopontos destinados ao recebimento de restos de construção civil.

Coleta lixo eletroeletrônico

Data: Todo primeiro sábado do mês
Horário: das 9h às 15h
Locais:
– Parque Barigui: estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Parque São Lourenço: acesso pela Rua José Brusamolin
– Parque Tingui: acesso pela Rua José Casa Grande, próximo a ponte
– Praça Professora Hildegard Schmah: em frente do Terminal do Portão
– Rua da Cidadania do Cajuru: acesso pela Av. Prefeito Maurício Fruet