Grande Curitiba

Imap oferece três cursos gratuitos de pós-graduação para servidores e comunidade

16 de agosto de 2021 às 16:29
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) abre, nesta terça-feira (17/8), o período de inscrições para os três próximos cursos de pós-graduação para servidores da Prefeitura de Curitiba. Há vagas para não servidores.

Dois dos cursos são inéditos na Escola de Administração Pública do Imap: Gestão de Cidades Inteligentes e Governança e Políticas Públicas. Pela terceira vez desde 2017, será aberta turma de pós-graduação para a área de Administração Pública.

Os três cursos são gratuitos para os alunos. Cada turma dos novos cursos de pós-graduação abertos em 2021 terá 28 vagas para servidores e duas para pessoas da comunidade. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de agosto. As aulas começam no mês de setembro.

Para fazer a inscrição, os interessados precisam acessar o site do Imap, ler o edital e encaminhar os documentos necessários usando o link de inscrição. Todo o processo é feito de forma digital. Uma comissão fará avaliação da documentação. O edital de abertura das inscrições foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (13/8).

Desenvolvimento permanente

A Escola de Administração Pública do Imap é credenciada pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, para ofertar cursos de especialização na área de Administração Pública.

“A Prefeitura de Curitiba busca a formação e o desenvolvimento profissional da sua equipe de forma permanente. Queremos formar o maior número de servidores. Para os novos cursos de pós, vamos oferecer 90 vagas, das quais 84 são exclusivas para os nossos servidores municipais”, afirma o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.

O trabalho de conclusão de curso deverá ser um projeto voltado à secretaria onde o servidor está lotado. “Nossa meta é que esse conhecimento possa ser revertido em favor da Prefeitura de Curitiba, com novas iniciativas e projetos para o aprimoramento do atendimento à população curitibana. Por isso, o aprendizado deve ser aplicado no contexto da administração pública contemporânea”, completa o presidente.

Com duração de um ano e meio, os três cursos que começam em 2021 serão oferecidos de forma remota durante a pandemia, mas serão retomados de modo presencial, assim que for possível. As aulas serão nas instalações do Imap.

Os cursos terão módulos integrados, ou seja, disciplinas que terão conteúdos coincidentes para mais de um curso.

Inspiração

Na avaliação do diretor da Escola de Administração Pública, professor Dario Paixão, a oferta de cursos aos servidores reflete positivamente nas famílias.

“Estudar torna-se um hábito e isso fortalece o vínculo familiar, contribui para o desenvolvimento do hábito de estudar, além de reduzir alguns efeitos perversos da pandemia”, observa.

Aluno da primeira turma de pós-graduação de Administração Pública, o servidor Luiz Carlos Betenheuser concorda; e acredita na importância do seu exemplo para as filhas. Uma delas manifestou numa rede social a inspiração exercida pelo pai nos estudos.

Betenheuser fez o curso em 2017, 16 anos depois de ter parado de estudar.

“A pós da Prefeitura foi fabulosa. Achei excelente o nível do curso e do corpo docente, muito capacitado. Na minha opinião, mudou minha vida, conheci muitas coisas novas, minha visão foi ampliada. Quando a gente volta a estudar, a gente passa a ver o mundo de um jeito diferente”, analisa. Luiz Carlos passou a ser docente da disciplina de Orçamento Público na segunda turma de pós, realizada em 2019.

Ao preparar os cursos, um dos cuidados da equipe da Escola de Administração do Imap está relacionado à escolha dos docentes. Metade dos professores é formada por servidores de carreira da Prefeitura de Curitiba. A outra metade, por profissionais do setor privado, quase todos mestres e doutores com relevante experiência profissional.

Cursos sob medida

Além dos três cursos de pós-graduação, o Imap lança neste mês o primeiro MBA em Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Lideranças da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN). Voltado aos servidores da pasta, o curso de pós-graduação foi desenvolvido para atender as necessidades da secretaria. As aulas começam na quinta-feira (19/8) com a primeira das 16 disciplinas.

A lista dos servidores que farão o MBA foi publicada no Diário Oficial e pode ser conferida no site do Imap.

O MBA é um curso de pós-graduação, mas está voltado para atividade da secretaria, neste caso, a de Segurança Alimentar e Nutricional. MBA como o preparado pelo Imap especialmente para os servidores da SMSAN podem ser feitos para outras áreas da Prefeitura de Curitiba. Basta que as secretarias interessadas façam a solicitação. Antes da pandemia, por exemplo, a Secretaria da Saúde proporcionou uma pós específica para 120 profissionais de saúde sobre Gestão do SUS.