Grande Curitiba

Greca exalta função de vereadores em congresso da Uvepar

16 de setembro de 2021 às 10:59
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Ao proferir a palestra magna na abertura oficial do 9º Congresso de União e Fortalecimento da Vereança, nesta quarta-feira (15/9), em Curitiba, o prefeito Rafael Greca exaltou a função dos vereadores e importância do Poder Legislativo na representação dos cidadãos e para o exercício da democracia.

“O princípio da democracia representa a função do vereador e da vereadora, porque ninguém fica mais perto do povo que o vereador. É quem representa e ouve as demandas da população. É o rosto da democracia”, afirmou Greca.

O prefeito de Curitiba compôs a mesa de abertura do congresso em companhia do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma, do anfitrião do evento, presidente da Uvepar, Frederico Freitag e do vice-presidente da Uvepar, Charles Roling.

Organizado pela União de Vereadores do Paraná (Uvepar) com a pauta “O Dinamismo e Cooperação para o Exercício do Mandato”, o evento reúne na cidade, até sexta-feira (17/9), vereadores de todo o estado, agentes públicos e representantes de entidades legislativas e de municípios.

Espírito da vereança

Ser vereador, segundo o prefeito da capital, não é tarefa fácil. Exige empenho, vontade férrea, bem como o dever a leitura das leis, normas e regimentos para procurar fazer com que a comunidade avance e prospere.

Em sua palestra, Greca afirmou que guarda consigo o espírito da vereança e lembrou da sua entrada à vida pública tendo sido eleito vereador de Curitiba em 1982, com 5.034 votos. “A cidade, para mim, é um espaço sagrado. Você precisa ser o vereador da cidade. Ter o sentimento de pertencer a uma comunidade, a uma cidade, que é a essência da função de um vereador”, disse.

Para Greca, política mais bonita é a que nasce de um ideal. “Política sem ideal é como um casamento sem amor, a religião sem fé. É o ideal que nos baseia para o futuro. Essa assembleia de vereadores reúne pessoas que têm o dever e o direito, por eleição, de se tornar os construtores do futuro do Paraná e do Brasil”, reforçou.

União contra a covid

Ao se dirigir aos vereadores, o prefeito de Curitiba destacou a importância do trabalho pela imunização contra a covid-19. “A pandemia é uma lição de humildade para o planeta. A sociedade tem que intervir em favor da imunização, que é para o bem de todos. Não vou descansar enquanto não tivermos 80% da cidade vacinada”, frisou.

Segundo Greca, além da preocupação com a saúde, a ordenação das leis e a prosperidade econômica, os parlamentares municipais têm que estar atentos às questões relativas ao meio ambiente. “Não existe uma segunda opção de planeta. Insisto para que as cidades cuidem das suas nascentes, da natureza. Temos que incentivar o plantio de árvores, preservar as fontes de água, educar as crianças para a questão ambiental e cuidar do nosso planeta. É o bem comum que constrói o mundo e a Câmara Municipal é o instrumento do bem comum. E os vereadores são investidos do poder de promover este bem”.

A abertura do 9º Congresso de União e Fortalecimento da Vereança foi realizada no Victoria Villa Hotel, em Curitiba.