Grande Curitiba

Chef Alex Atala visita Fazenda Urbana de Curitiba

21 de setembro de 2021 às 16:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Defensor da alimentação orgânica e eleito na semana passada o 8º melhor chef do mundo pelo The Best Chef Awards 2021, Alex Atala visitou, na segunda-feira (20/9), a Fazenda Urbana de Curitiba. O renomado cozinheiro paulista esteve no espaço da Prefeitura à convite da chef Manu Buffara, também referência em gastronomia sustentável e que foi eleita pela mesma premiação a 21ª melhor chef do mundo. Os dois chefs são amigos de longa data e Atala veio à capital, no fim de semana, para prestigiar a colega paranaense.

Inaugurada pelo prefeito Rafael Greca em 2020, a Fazenda Urbana de Curitiba é um espaço inédito no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades.

Manu explicou que tomou a iniciativa de convidar Atala para conhecer a Fazenda Urbana, pois o espaço reúne várias ações de segurança alimentar que estão sendo realizadas em Curitiba. “A Fazenda Urbana é incrível. Com seus canteiros, área de compostagem, estufas de mudas para hortas urbanas e o projeto Jardim de Mel de preservação de abelhas nativas, o local é um exemplo de que é possível, sim, produzir alimentos orgânicos de forma sustentável e preservando o meio ambiente”, justificou a chef.

Atala comanda hoje, em São Paulo (SP), as cozinhas do D.O.M., do Dalva e Dito e do Bio, além do delivery Noix. Natural de Maringá, Manu ganhou fama por seu Restaurante Manu, no Batel.

Felipe Thiago de Jesus, diretor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), acompanhou a visita dos chefs e reforçou a importância da Fazenda Urbana como espaço de educação para agricultura sustentável. “A Fazenda Urbana reúne toda a complexidade envolvida na produção de alimentos, proporcionando uma experiência vivencial nas principais etapas do ciclo alimentar, desde o simples plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, justificou.

Em Curitiba, Manu tem participado de várias ações de segurança alimentar da Prefeitura, como o Mesa Solidária, de distribuição de refeições gratuitas à população em risco social, e o Horta do Chef, de apoio aos produtores de hortas urbanas. Além disso, ela já ministrou vários cursos em espaços do município, como em hortas comunitárias e no curso de cozinheiro da Fundação de Ação Social (FAS), com foco na sustentabilidade e melhor aproveitamento dos ingredientes e modo de preparo.

Complexo

Em uma área de 4.435 m², ao lado do Mercado Regional do Cajuru, a Fazenda Urbana de Curitiba reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. São mais de 60 variedades agrícolas orgânicas cultivadas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (pancs). O local tem também estufas de culturas mais sensíveis (como tomate, pepino, rúcula e outros) e para mudas destinadas às 106 hortas urbanas da capital, além de canteiros elevados para cadeirantes.

O complexo conta ainda com central de compostagem de resíduos orgânicos do Mercado Regional Cajuru, banco de alimentos para o Mesa Solidária, um contêiner que funciona como sala de aula e uma cozinha-escola onde ocorrerão cursos, como de aproveitamento integral de alimentos, e aulas-shows de chefs da capital. Visitas guiadas e cursos no espaço da Prefeitura também estão disponíveis no portal Aprendere.