Grande Curitiba

Projeto Intervidas volta a receber a Banda Lyra

22 de setembro de 2021 às 11:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O projeto Intervidas voltou a receber uma nova apresentação da Banda Lyra nesta semana, na Praça Plínio Tourinho. A performance faz parte de uma parceria realizada entre o Departamento de Política Sobre Drogas da Prefeitura de Curitiba e o Instituto Curitiba de Cultura (Icac), iniciada em junho deste ano, que estabeleceu uma agenda trimestral de apresentações para a banda e para o Grupo de Choro de Curitiba.

O evento faz parte das várias ações coordenadas pelo Intervidas para levar lazer e entretenimento para pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Além de proporcionar momentos de leveza, essas iniciativas também são utilizadas para orientar indivíduos que se encontram em situações mais complexas e caso necessário, encaminhá-los para outros serviços da Prefeitura, assim como comunidades terapêuticas parceiras.

A riqueza e a qualidade musical da banda foram fatores determinantes para a boa receptividade do público, conforme conta o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro.

“Muitos deles inclusive perguntaram porque estávamos trazendo algo tão lindo, por julgarem não merecer tanto”, comenta. “Em nenhum lugar do mundo existem apresentações de música de qualidade para pessoas em situação de rua, ações como esta fazem de Curitiba, uma cidade única”, diz Ferro.

Para os integrantes da banda, a apresentação foi bem-sucedida. “É uma honra para a banda levar música de qualidade para toda a população e para esse público do Mesa Solidária não foi diferente, muito animados e receptivos”, compartilha o músico trompetista e presidente da Banda Lyra, Egon Diego Bispo da Silva.

Atuação na pandemia

O Intervidas – Semente do Bem é um projeto da Prefeitura de Curitiba destinado a proporcionar um atendimento individualizado para pessoas em condições vulneráveis. Ele atua por meio de atividades culturais e lúdicas para incentivar a prevenção do uso indevido de drogas e da violência, podendo encaminhá-los para serviços de saúde ou assistência social se necessário.

No início do projeto, as atividades eram conduzidas no interior do ônibus. Com as medidas de distanciamento social e protocolos sanitários de prevenção à covid-19, a abordagem foi modificada.

Desde abril de 2021, o Intervidas passou a atuar em conjunto com o programa Mesa Solidária, que proporciona refeições dignas para moradores de rua, ao complementá-las com eventos culturais e atividades de interação com o público.