Grande Curitiba

Exposição na Rua da Cidadania mostra história do transporte coletivo de Curitiba

23 de setembro de 2021 às 16:51
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Das viagens feitas em carroças pelos imigrantes italianos, saídos de Vêneto e Trento, no norte da Itália, no século passado, para se dedicarem em Santa Felicidade à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros que precisavam ser transportados até o Centro da cidade, para serem comercializados, até a modernidade dos ônibus que circulam atualmente com tecnologia embarcada, conforto e sustentabilidade. A retrospectiva pode ser conferida na exposição “O Transporte Coletivo de Curitiba, 133 anos de história”, da Fundação Cultural de Curitiba, que está na Sala de Exposição na Rua da Cidadania Santa Felicidade.

Aberta à visitação gratuita, a exposição pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 15 de outubro. São doze painéis com fotografias históricas de cenas do trânsito e dos transportes coletivos da cidade, desde novembro de 1887, até os dias de hoje, que foram reunidos com o intuito de preservar a memória do transporte coletivo na cidade que é referência em inovação.

Painéis

Produzidos em 2020, pela Fundação Cultural de Curitiba, os painéis estavam anteriormente expostos na Casa da Memória e foram levados à Rua da Cidadania de Santa Felicidade para descentralizar o acervo e estimular a visitação dos moradores dos doze bairros que formam a regional.

“Somos muitos os netos e bisnetos de homens e mulheres que deixaram suas terras na Itália para começar uma nova vida por aqui. Gente que colaborou na construção de Curitiba, que circulou no lombo de animais e hoje acompanham a inovação do nosso transporte que é referência para o mundo”, diz a servidora municipal do núcleo da Fundação Cultural de Curitiba em Santa Felicidade, Roseleide Francesquini, neta de imigrantes italianos.

A sala de exposição fica no andar térreo da Rua da Cidadania, a poucos metros do terminal de ônibus de Santa Felicidade, um dos 23 da cidade, que foi implantado em 1992 e por onde circulam atualmente cerca de 28 mil passageiros. Pelo terminal circulam 23 linhas entre as diretas, interbairros, troncal, alimentador e metropolitano.

Já no bairro Mercês fica a sede da Auto Viação Mercês, uma das empresas de transporte da cidade, responsável por 19 das 254 linhas e ônibus que operam na cidade.

Para saber mais sobre a história do transporte coletivo na cidade clique aqui.