Grande Curitiba

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho são temas de lives

23 de setembro de 2021 às 16:58

COM ASSESSORIAS – A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho foi o tema de dois eventos on-line promovidos pela Prefeitura de Curitiba, nesta quinta-feira (23/9). As lives, transmitidas pelo YouTube e com intérpretes de Libras, fez parte da programação da Prefeitura para marcar a Semana Municipal da Empregabilidade PcD, que começou na última segunda-feira (20/9) e segue até sexta-feira (24/9).

O primeiro evento, promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), reuniu durante a manhã representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, do governo federal e de uma organização social. À tarde, o encontro foi uma iniciativa da Câmara de Inclusão da PcD no Mundo do Trabalho, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“A contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é pouco debatida, por isto a importância desses eventos com especialistas que estão envolvidos com o tema no município”, disse o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Legislação

A contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho está definida na Lei n° 8.213, de 24 de julho de 1991, conhecida como Lei de Cotas. Ela determina que empresas com 100 ou mais empregados é obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.

Em Curitiba, 54% das vagas reservadas para PcD e reabilitados da Previdência Social são cumpridas pelas empresas, segundo a auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Daiana Cristina Pigozzo, que participou da live promovida pela FAS.

Obstáculos

A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, psicóloga Denise Moraes, explicou que alguns obstáculos impedem que mais pessoas com deficiência entrem no mercado de trabalho.

“Normalmente as empresas que precisam cumprir a Lei de Cotas gostam de contratar apenas pessoas com deficiência leve, mas a falta de acessibilidade visual e arquitetônica, mas principalmente a atitudinal, também são fatores determinantes para esta realidade”, disse.

Durante a live, transmitida pelo canal da FAS, no YouTube, Denise explicou sobre terminologias relacionadas à pessoa com deficiência e também ensinou como ajudar uma delas, principalmente nas ruas, onde há tantos obstáculos arquitetônicos.

O vereador Pier Petruzziello fez um balanço dos projetos de lei que já apresentou na Câmara de Vereadores e também de sugestões feitas à administração municipal para atender pessoas com deficiências. “Trabalhamos em várias ações, com a Prefeitura e com as empresas, para que pessoas com deficiência tenham oportunidades e salários reais”, disse.

Presenças

Participaram ainda da live promovida pela FAS, a presidente da Associação Reviver Down, Regiane Mendonça, o diretor de Relações do Trabalho, Adriano Benedito Laurindo, a diretora de Apoio à Empregabilidade, Melissa Cristina Alves, e a coordenadora de Relações do Trabalho, Rafaela Priscila da Silva.