Grande Curitiba

Preservação de tipuana rende reconhecimento a condomínio de Curitiba

23 de setembro de 2021 às 16:45
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Um condomínio na esquina das ruas Padre Antônio e Carlos Eduardo Leão, no Alto da Glória, responsável pela preservação de uma antiga tipuana dentro de seu terreno, ganhou um ipê para embelezar e colorir a sua calçada no futuro.

O plantio, que marca também a semana em que se comemora o Dia da Árvore (21/9), aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/9), com a presença do prefeito Rafael Greca e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

O prefeito foi conferir os esforços da construtora e dos moradores do local para manter a árvore viva e a segurança do entorno. O muro foi adaptado para comportar um dos grandes galhos da árvore, que conta, ainda, com uma estrutura para escorar seu peso na calçada.

“Estamos plantando um ipê neste começo de primavera, entre as mais de 150 mil árvores do nosso desafio”, anunciou Greca. “Mas o ipê só veio para cá para poder conversar com essa velha tipuana, essa venerável árvore centenária”, completou.

Moradores do condomínio Palácio Imperial também acompanharam o plantio.

Para a secretária Marilza, tão importante quanto aumentar as áreas verdes e promover plantios é o esforço de preservação das árvores antigas, que são essenciais para a cidade, em especial contra as mudanças climáticas. “Elas proporcionam conforto térmico, fazem a troca de gases, servem de abrigo para a fauna silvestre, além de outros atributos”, enumerou.

O plantio entra na conta do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba. No segundo ano corrente do desafio, já são mais de 155 mil novas mudas pela cidade.

Curitiba mais verde

O desafio 100 Mil Árvores para Curitiba foi lançado originalmente na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. Mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar os plantios comunitários, foram plantadas 108 mil mudas no período proposto.

Graças a esse sucesso, que contou com a participação de empresas, Exército e escolas, o município renovou o desafio para 2021 e toda a população pode participar para garantir a meta até o final do ano.

Plantios feitos em via pública ou em áreas privadas entrarão na conta das 100 Mil Árvores. Os interessados podem retirar mudas produzidas pelo município no Horto Municipal da Barreirinha, pelo Adote uma Árvore, via Central 156, ou nas administrações regionais da cidade, que recebem mudas mensalmente, apenas mediante cadastro.

Plantios dentro de áreas privadas podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequada para o local.