Grande Curitiba

Manhã musical encerra a campanha Setembro Amarelo na CIC

24 de setembro de 2021 às 16:19
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O alegre, nostálgico e brasileiríssimo som do choro embalou a manhã na Administração Regional da CIC, nesta sexta-feira (24/9), no bairro Cidade Industrial. Durante aproximadamente 40 minutos, parte dos servidores e o público em busca de serviços oferecidos no local puderam apreciar a arte do grupo “É No Choro que Eu Vou”, convidado pelo Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) para encerrar a programação local da campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio.

A apresentação aconteceu no hall de entrada do centro regional de serviços públicos. Atraída pelo ritmo, a costureira Maria José Evangelista de Souza deixou uma amiga na fila do banco, no espaço comercial anexo, para ouvir melhor a música. “Adoro choro. Viajo no tempo e lembro do meu pai e do meu filho”, contou. Ela aprendeu a gostar do ritmo com o pai, que ouve vinis de choro todas as manhãs e transmitiu o gosto também ao neto, filho de Maria José.

Lembrança doída

Ao receber um folheto com informações sobre prevenção do suicídio, enquanto ouvia o grupo tocar, Maria José mediatamente lembrou de uma terceira pessoa: a prima de 51 anos de idade que, há quase 3 anos, se suicidou em casa, onde morava sozinha.

“Nunca a gente podia imaginar que isso aconteceria. Ela estava temporariamente sem trabalho, mas era uma pessoa pra cima, que estava investindo nela própria, se cuidando, se curtindo. Com certeza esse é um assunto importante e que merece toda a atenção, pra que a gente saiba como ajudar”, contou.

Chorões

A apresentação do “É No Choro Que Eu Vou” na CIC faz parte do projeto vencedor do edital do Mecenato Subsidiado, da FCC. A fim de divulgar o gênero musical, a iniciativa prevê apresentações como a realizada na Administração Regional da CIC, além de mostras, oficinas e rodas de choro em escolas, hospitais, terminais de ônibus e instituições de longa permanência para idosos.

Além de clássicos do choro como “Odeon”, de Ernesto Nazareth, o grupo também se encarrega de divulgar músicos paranaenses. É o caso do cavaquinista Julião Boêmio, que também dá aulas do instrumento no Conservatório de MPB da FCC, no Centro Histórico.