Grande Curitiba

Enfermeiros aprovados em concurso público escolhem o local de trabalho

28 de setembro de 2021 às 16:45
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As equipes das secretarias de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP) e da Saúde (SMS) receberam, nesta terça-feira (28/9), enfermeiros aprovados em concurso público e que foram considerados aptos após a entrega da documentação. Só durante a manhã, 22 profissionais compareceram à sede da SMAP, na Rua Solimões, 160, bairro São Francisco, para a posse como servidores da Prefeitura de Curitiba.

Andreia Cristina dos Santos Dias, de 38 anos, fez parte da primeira das quatro turmas de candidatos convocados para comparecimento nesta terça e quarta-feira (28 e 29/9). Ao todo, foram chamados 92 enfermeiros que fizeram o concurso em 2016.

Moradora do Portão, ela escolheu a Unidade Vila Leão, no Novo Mundo, bairro vizinho. Até recentemente, ela era enfermeira do município da Lapa, na região metropolitana.

“Eu levava uma hora para me deslocar da minha casa até a unidade todos os dias. Vai ser bom trabalhar perto de casa. Estou muito feliz”, disse ela, que trabalhou por 11 anos na Lapa. “Foi emocionante quando recebi a mensagem me convocando, quase dei um pulo no carro. Liguei na hora para minha mãe para contar”, disse Andreia.

A catarinense de Lages, Viviane Moreira Spindola, de 36 anos, mudou-se para Curitiba por causa da convocação. Ela foi servidora em Joinville, mas estava em sua cidade natal quando foi convocada. “Minha mãe me incentivou a vir trabalhar em Curitiba”, declarou a enfermeira que mora no Portão e escolheu uma unidade no bairro Guaíra.

Anandha Liz, de 27 anos, trabalhou por seis meses na Unidade de Saúde Vila Esperança, no Bacacheri, pelo PSS (processo seletivo simplificado) da Prefeitura de Curitiba.

“Foi muito bom fazer o PSS, pois pude conhecer as rotinas, as demandas. Vou chegar mais preparada”, observou. Anandha revela que já não tinha esperança de ser chamada, pois o concurso foi realizado em 2016. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho. Estou no céu”, afirmou. “A carreira de enfermeira nos dá muitas possibilidades”, completou a nova servidora.

Unidade de Saúde ou UPA

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria da Saúde, Aline de Oliveira Perfeito, explicou aos enfermeiros convocados que, antes da nomeação desta semana, os servidores que já fazem parte da Rede Municipal de Saúde puderam participar de um remanejamento interno para escolha de novas unidades, de acordo com as vagas disponíveis.

Os enfermeiros convocados fazem suas escolhas, de acordo com as vagas remanescentes, disponíveis em praticamente todos os distritos sanitários, em unidades básicas de saúde e em unidades de pronto-atendimento (UPA). Nos distritos Tatuquara e Bairro Novo não há vagas.

“Estamos felizes que vocês vieram para fortalecer a nossa assistência, para compor a nossa força de trabalho. Somos servidores municipais com muito orgulho. Esperamos que ingressem com esse mesmo sentimento, para fazer parte da equipe de 7 mil trabalhadores da Saúde, onde trabalhamos com alegria de ver o resultado”, disse Aline.

Ela destacou que a rede de saúde está em constante mudança. “Por isso, pode acontecer de vocês serem designados para outra unidade e até mesmo outro distrito sanitário de Curitiba. As vagas são definidas conforme a necessidade assistencial”, completou.

Vida funcional on-line

A chefe do Núcleo de Gestão de Pessoal – Saúde, Joelma Aparecida Bakum Miguel, deu as boas-vindas ao grupo e colocou a equipe da unidade vinculada à Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP) à disposição dos novos servidores para esclarecer as dúvidas sobre a vida funcional.

Os novos estatutários participarão de reunião on-line nos dias 4 e 5 de outubro. Chamada Integração Funcional, a reunião é um momento importante para todos os que ingressam no quadro, pois são esclarecidas questões como estágio probatório e utilização do Portal do Servidor.

“Hoje nossa vida funcional é toda on-line, mas é importante saber usar os recursos disponíveis, saber onde encontrar as informações. O cuidado com a vida funcional e financeira é responsabilidade de cada servidor”, alertou Joelma.

Após a nomeação, eles puderam escolher a unidade onde vão trabalhar, de acordo com as vagas apresentadas pela Secretaria da Saúde.

Com a nomeação de novos servidores, a Prefeitura de Curitiba faz a reposição dos quadros de profissionais estatutários da área da saúde, devido a aposentadorias, exonerações e falecimentos.

Outros aprovados

A recomendação aos aprovados para a carreira de enfermeiro é para que monitorem frequentemente as publicações de editais pelo site da Prefeitura de Curitiba. Assim, eles não perdem os prazos de entrega de documentação, nomeação e posse. Durante a etapa de convocação, eles podem pedir ainda para que fiquem no fim da lista.

Além do site e do Diário Oficial, todos são comunicados também por meio do endereço eletrônico e telefone cadastrados quando fizeram a inscrição.