Grande Curitiba

Parque Olímpico do Cajuru vai receber campeonatos de BMX e de escalada

6 de outubro de 2021 às 16:24
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Parque Olímpico do Cajuru vai receber suas duas primeiras competições oficiais neste início de outubro. Nos dias 9 e 10 de outubro, próximos sábado e domingo, a pista pública de BMX da Prefeitura vai sediar o Campeonato Paranaense de BMX Racing. Já o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) Cajuru vai ser o palco para o Campeonato Brasileiro de Escalada – categoria principal/boulder.

A competição de escalada será nos dias 12 e 13 de outubro. Em razão da pandemia, os dois campeonatos não terão a presença de público.

As provas do Campeonato Paranaense de BMX serão das 8h às 17h, no sábado (9/10) e no domingo (10/10). Em caso de chuvas fortes, as competições serão canceladas. O campeonato é organizado pela Federação Paranaense de Ciclismo com apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

BMX

Essa será a primeira competição oficial da Pista Municipal de BMX, que foi inaugurada pela Prefeitura em julho deste ano. Com especificações olímpicas e padrão internacional, a pista é uma das poucas no país com condições de receber competições oficiais. São duas rampas para largadas das categorias Challenge (5 metros de altura) e Championship (8 metros de altura) e 390 metros de obstáculos para as competições.

No Campeonato Paranaense de BMX haverá provas no nível Championship, elite feminino e masculino para 19 anos e mais, e júnior feminino e masculino, 17 e 18 anos.

No nível Challenger, feminino e masculino, haverá provas desde crianças a até adultos com mais de 50 anos.

Escalada

O Campeonato Brasileiro de Escalada é organizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) e tem o apoio da Smelj. As provas são para atletas ranqueados pela Associação e serão disputadas nos dias 12 e 13 de outubro na parede interna do ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel.

Para o campeonato, uma estrutura também será montada na parede externa do ginásio para serem feitas as disputas.

O boulder consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a 6 metros, onde os movimentos para finalizar o boulder são geralmente de extrema dificuldade técnica e exigem força.

O Parque Olímpico do Cajuru fica na Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, no Cajuru.