Grande Curitiba

Celeiro das artes, prédio da Embap terá apoio da Prefeitura para ser restaurado

19 de outubro de 2021 às 16:28
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Construído em 1930 e primeira sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), a partir de 1948, o antigo prédio da “Belas”, na Rua Emiliano Perneta, 179, contará com o suporte da Prefeitura de Curitiba para ser restaurado e a transformado em espaço de difusão cultural.

“Vemos a Escola de Belas Artes como efetivo patrimônio cultural do Paraná. É uma vergonha deixar um prédio daquela magnitude em ruínas”, afirmou Greca.

O suporte do município é possível por intermédio da ferramenta da transferência do potencial construtivo do imóvel e depende de convênio com o Governo do Estado. O apoio da Prefeitura foi ratificado pelo prefeito Rafael Greca, nesta terça-feira (19/10), em reunião com os representantes do Movimento Viva-Embap-Viva, acompanhados do senador Flávio Arns.

No encontro, Greca recebeu dos representantes do movimento uma caixa com o abaixo-assinado com cerca de 7 mil assinaturas coletadas pelo portal Change.org, além de mensagens impressas em apoio à recuperação completa do prédio, que se encontra em situação precária. Documento com mesmo conteúdo foi entregue, no último dia 13 de outubro, ao vice-governador do Estado, Darci Piana.

Representando o Movimento Viva-Embap-Viva, estiveram com o prefeito Estela (Teca) Sandrini, artista plástica, ex-professora da Embap e ex-diretora do Museu Oscar Niemeyer (MON), e Maria José Justino, doutora em estética, crítica de arte, ex-diretora da Embap e colaboradora do Movimento.

Também participaram da reunião, o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Salete Sirino, e o diretor da Embap, Marco Aurélio Koentopp. E ainda Solange Pitangueira, vice-diretora da Belas Artes, e Rafael Bertoldi, chefe de gabinete do senador Flávio Arns. Acompanharam o prefeito, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur e o arquiteto Mauro Magnabosco, coordenador do projeto Rosto da Cidade.

“Temos muito interesse na volta das Belas Artes para aquele espaço, mas precisamos do Governo do Estado, que é proprietário do prédio”, reforçou o prefeito de Curitiba.

Para Greca, uma vez restaurado, o prédio histórico das Belas Artes poderá ser um dos símbolos dos 200 anos da Independência do Brasil no Paraná, a serem celebrados em 2022.

Na opinião do senador Flávio Arns, que acompanhou os artistas no encontro com o prefeito, o apoio de Greca é essencial para que a antiga sede da Embap volte a funcionar como endereço de cultura.

“O prefeito da nossa capital é uma pessoa altamente ligada à área cultural e que sabe da importância dessa recuperação. A Prefeitura colocando o potencial construtivo à disposição irá gerar turismo, difusão cultural, emprego, renda e será um benefício para a área da arte em Curitiba, essencial para o desenvolvimento do ser humano”, frisou o senador paranaense.

A artista plástica Teca Sandrini, uma das líderes do Movimento Viva-Embap-Viva, destacou a integração de esforços pela recuperação do prédio histórico. “Me emociono quando vejo todo esse grupo unido em prol das Belas Artes, sou apaixonada por aquela escola”, afirmou Teca, que foi professora da escola e aluna de Theodoro de Bona e Guido Viaro.

Na reunião, Teca e Maria José Justino destacaram ao prefeito o esforço junto ao poder público em busca de apoio para a recuperação da antiga sede. “Nosso desejo é ter o apoio do prefeito. O vice-governador Darci Piana já se mostrou sensibilizado”, disse Maria José.

Como funciona

O suporte do município para a recuperação da sede histórica da Embap é possível por intermédio da ferramenta da transferência do potencial construtivo do imóvel e depende de convênio com o Governo do Estado.

A Unidade de Interesse de Preservação (UIP) tem 1.246 m² de área construída e está instalada em um terreno de 1.199,29 m². O potencial construtivo é de 6.043,16 m², calculado pela multiplicação da área total pelo coeficiente de ocupação do endereço (que é 4, conforme a Lei de Zoneamento e Uso do Solo) somado à área edificada.

A legislação municipal permite a comercialização do potencial no mercado da Construção Civil, sem que haja interferência da Prefeitura, podendo os valores da venda serem aplicados para a execução dos projetos e obras de restauro.

Nova sede para a Embap

Além da Casa ou Palácio das Artes que poderá funcionar no endereço da Emiliano Perneta como polo cultural a partir do restauro, a Escola de Música e Belas Artes poderá vir a contar com uma nova sede, na Rua Salvador Ferrante, 1.651, no Boqueirão, junto à estrutura do Centro de Treinamento do Magistério do Estado do Paraná (Cetepar).

“O Cetepar é uma unidade da Secretaria de Estado da Educação com a estrutura de um campus universitário que pode abrigar a Escola de Belas Artes”, explicou o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. A definição depende de tratativas internas do Governo do Estado.

Para o prefeito, a iniciativa é uma importante contribuição para a cidade e para a Regional do Boqueirão.

Celeiro de artistas

Fundada em 17 de abril de 1948, a Embap foi a primeira escola de artes paranaense de nível superior em Curitiba. Por suas salas de aula passaram muitos artistas, educadores e agentes culturais. É considerada um marco fundamental da formação de importantes profissionais no campo das artes plásticas e música no Estado do Paraná através do Ensino Público Superior e Gratuito.

Entre os alunos e professores de destaque da Belas estiveram o maestro Bento Mossurunga, que compôs o Hino do Paraná; os pintores Theodoro de Bona e Guido Viaro; o escultor Erbo Stenzel, Guido Viaro; o compositor Zbigniew Henrique Morozowicz (Henrique de Curitiba); os pintores atuais Fernando Calderari e João Osório, entre outros.