Grande Curitiba

Guardas municipais ensinam regras de trânsito para crianças

21 de outubro de 2021 às 16:13
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Atividades lúdicas e simulações foram as ferramentas utilizadas por guardas municipais do Grupo de Trânsito (GTran) para chamar a atenção de crianças de 6 a 9 anos de idade para os cuidados no trânsito. De forma voluntária, a atividade educativa foi desenvolvida pelos guardas no Colégio Adventista do Boqueirão.

Durante a interação com o grupo de alunos, os guardas trabalharam atitudes que podem salvar vidas, como o uso do cinto de segurança e de dispositivos de retenção como cadeirinhas. O significado de placas diversas de sinalização e quais as atitudes mais seguras a pedestres em locais com semáforos, faixas de pedestre e ciclofaixas também foram abordados.

“É muito gratificante poder transmitir às crianças comportamentos adequados para garantir a segurança de todos no trânsito. Se todos seguirem estes cuidados, muitos acidentes podem ser evitados”, defende o guarda municipal Paulo Fabiano Kott, um dos responsáveis pela visita.

Segundo o guarda, a experiência foi de aprendizado. “Depois que fizemos a simulação do uso do cinto de segurança com um carrinho de controle remoto e uma boneca, crianças que não costumavam usá-lo entenderam a importância do dispositivo”, comenta.