Grande Curitiba

Obras na Cruz do Pilarzinho avançam e vão melhorar o trânsito e integrar o transporte

22 de outubro de 2021 às 16:24
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Avançam as obras de correção geométrica que vão melhorar o trânsito e promover integração do transporte público na região conhecida como Cruz do Pilarzinho, no bairro Pilarzinho, na Regional Boa Vista. Em visita técnica nesta sexta-feira (22/10), o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, conferiram detalhes dos serviços que estão sendo executados nas ruas Hugo Simas, Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério e seus arredores.

“Neste lugar, onde existe o antigo cruzeiro de mais de 200 anos, estamos colocando uma estação de integração do transporte, que será fabricada nos próximos meses, e adequando a correção geométrica dessa encruzilhada tão famosa em Curitiba. É nosso programa de obras para adequar os trajetos do Interbairros II. Teremos a possibilidade de integração temporal e momentânea dos que vão e voltam de ônibus entre o Pilarzinho e a rede integrada de Curitiba”, disse o prefeito.

Sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras Públicas as intervenções alcançam ruas, calçadas, infraestrutura de drenagem e iluminação na região.

“Além das ruas estarem sendo alargadas, serão pavimentadas e sinalizadas. O calçamento ganhará novo piso de paver e se tornará mais acessível e o sistema que ilumina o local será reforçado com novos equipamentos”, explica o secretário Rodrigues.

As obras tiveram início no dia 25 de agosto pela implantação da drenagem (escoamento de água da chuva) na Rua Raposo Tavares, próximo à esquina com a Rua Antenor Guimarães. Os trabalhos avançaram com o alargamento da Rua Raposo Tavares até a Rua Ignácio Gbur, onde as equipes já fizeram a escavação e prepararam a infraestrutura do pavimento para receber o novo revestimento asfáltico.

Escavação

Também já foi finalizada a escavação na Rua Victor Benato, em um trecho aproximado de 100 metros, nos dois lados da via. Nas ruas Victor Benato, São Domingos, Inácio Gbur, Raposo Tavares, Hugo Simas e Ignacio Gbur os meios-fios foram implantados.

Outra frente de serviço cuida da transferência dos fios de luz para os novos postes implantados nas ruas que foram alargadas, com a programação da retirada dos antigos programada para o fim de novembro. Com isso, o sistema que ilumina o local será reforçado.

Em nova etapa, uma porção do jardinete da Cruz do Pilarzinho será removida para que área da pista seja ampliada, mas o monumento permanecerá em seu lugar original. O investimento nas melhorias é de R$ 4.150.662,37 e a previsão é de que o trabalho dure dez meses.

Para a comerciante Cleomar Scandelari, que administra a Ferragens Romana/Scandelaria, instalada na rua desde 1953, a intervenção já promoveu mudanças significativas mesmo antes da conclusão.

“Estamos no período crítico, com escavações, bloqueios e muitas máquinas na pista e assim mesmo já é possível ter a certeza de que ficará ótimo, de que a rua ficará linda. Vai melhorar o fluxo no trânsito e com maior circulação teremos aumento nas vendas, sem contar a desejada integração no transporte público”, observou Cleomar.

Trânsito com bloqueio parcial

Para garantir a segurança dos trabalhadores e dos motoristas, as ruas afetadas pelos serviços estão com bloqueios parciais no tráfego de veículos. Por essa razão, quem circula pela região precisa ficar atento com a possibilidade de lentidão no trânsito e redobrar a atenção.

Os bloqueios estão sinalizados pela Superintendência de Trânsito (Setran), incluindo a Rua Hugo Simas, por onde chegam a passar 1,4 mil veículos em horário de maior movimento, e a Rua Amauri Lange Silvério, com movimento de até 450 veículos por hora.

Orientação aos motoristas

A Setran orienta os motoristas a se manterem atentos aos bloqueios momentâneos na área da obra e, sempre que possível, buscarem caminhos alternativos. O motorista que puder evitar passar pela região tem como alternativas rotas pela Rua Nilo Peçanha e pela Avenida Fredolin Wolf, que fazem a ligação dos bairros com o Centro.

Agentes de trânsito estão orientando o tráfego e avaliam a fluidez dos veículos em rondas ao longo do dia. Os ônibus que passam na área não sofreram alteração de itinerário.

Trechos com intervenção

De acordo com o planejamento de execução das obras, seis ruas terão algum tipo de intervenção:

Rua Raposo Tavares: do entroncamento das ruas Amauri Lange Silvério, Raposo Tavares e Avenida Desembargador Hugo Simas até a Rua Antenor Guimarães (aproximadamente 100 metros);

Rua Amauri Lange Silvério: do entroncamento das ruas Amauri Lange Silvério, Raposo Tavares e Avenida Desembargador Hugo Simas até a Rua Alexandre Von Humboldt (cerca de 150 metros);

Avenida Desembargador Hugo Simas: do entroncamento das ruas Amauri Lange Silvério, Raposo Tavares e Avenida Desembargador Hugo Simas até o encontro com a Rua Santa Cecília (aproximadamente 360 metros);

Rua São Domingos: 50 metros a partir da Avenida Desembargador Hugo Simas;

Rua Victor Benato: 80 metros a partir da Avenida Desembargador Hugo Simas;

Rua Ignácio Gbur: 50 metros a partir da Avenida Desembargador Hugo Simas.