Grande Curitiba

Tribuna Livre discute o papel do veterinário para a saúde única

A convite de Nori Seto, os vereadores recebem o presidente do sindicato dos médicos veterinários. A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates da CMC
22 de outubro de 2021 às 16:12
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (27), a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será reservado para debate sobre o papel do médico veterinário e a saúde única – ou seja, a interseção entre as saúdes humana, ambiental e animal. O convidado, a partir de proposição do vereador Nori Seto (PP), é o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet-PR), Cezar Amin Pasqualin (076.00037.2021).

Na justificativa do requerimento, Seto cita o médico alemão Rudolf Virchow (1821 – 1902): “Entre a medicina animal e a medicina humana não existem linhas divisórias e nem devem existir”. Dentro do conceito de saúde única, a ação do veterinário afeta diretamente a saúde humana, uma vez que o profissional não cuida apenas dos animais, mas também trata de alimentos, solo, água, saúde pública, genética e doenças transmitidas para o homem pelos animais (zoonoses).

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba